O Laboratório de Experimentações Etnográficas (LE-E) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Mulheres e Economia (imuê) realizam, no dia 12 de março, uma palestra seguida de debate com Gleicy Silva, do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que compartilhará sua pesquisa sobre "Feminismos negros contemporâneos e mercado". O evento marca a semana do Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março.
A pesquisa etnográfica tem como tema a relação entre algumas formas contemporâneas de engajamento e a amplificação dos espaços de aparição e diálogo entre mulheres negras brasileiras, propiciadas sobretudo pelas redes sociais e pelas novas mídias. O objetivo é refletir a respeito de como o termo "empoderamento" tem sido utilizado enquanto um dispositivo discursivo que agrega um conjunto diverso de experiências de inserção feminina e negra em espaços de poder.
A palestra é gratuita e será transmitida ao vivo a partir das 18h30 via Google Meet; para acesso ao link, é preciso enviar e-mail para contato@institutoimue.org até as 18 horas do dia 12/3.
Sobre o LE-E
O Laboratório de Experimentações Etnográficas (LE-E) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar, que, desde 2013, conta com pesquisadores de graduação e pós-graduação das mais variadas subáreas da Antropologia Social reunidos em torno de discussões sobre os desafios políticos, éticos e metodológicos de se confeccionar etnografias no antropoceno.
Saiba mais no site do LE-E (https://leeufscar.wordpress.com/le-e). Mais informações sobre o Instituto Mulheres e Economia (imuê), parceiro nesse evento, podem ser acessadas em instagram.com/institutoimue.
Contato para esta matéria:
Denise Britto Telefone: (16) 33066779