2021-03-18 15:13:15.0
UFSCar prospecta parcerias em inovação e indústria 4.0 na Região Metropolitana de Sorocaba
Como referência em energias renováveis, Universidade foi convidada a retomar participação no Arranjo Produtivo Local de Energias Renováveis da RMS
A UFSCar-Sorocaba está realizando uma rodada de encontros com Vitor Lippi, Deputado Federal da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), e assessores, com o objetivo de retomar parcerias entre a Universidade e a Região e firmar novos projetos em energias renováveis, inovação e indústria 4.0.
"Esse movimento de cooperação entre os campi Sorocaba e Lagoa do Sino da UFSCar e de aproximação com a Região vai ao encontro da proposta de trabalho da nossa gestão e vai permitir o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e as comunidades, a partir de parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos municípios e empresas", avalia a Diretora do Campus Sorocaba da UFSCar, Karina Martins.
O segundo encontro da rodada aconteceu na última terça-feira (16/3), com a presença de Martins; do Diretor do Campus Lagoa do Sino, Alberto Carmassi; de Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar, e Paulo César de Camargo, ambos representando o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade; do Diretor Executivo da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar, Rafael Aroca; do Pró-Reitor de Pesquisa da Instituição, Ernesto Pereira; e da Pró-Reitora de Extensão da Universidade, Ducinei Garcia.
Na reunião, Aroca falou sobre os projetos da AIn aplicados a empresas e setores públicos, como os de energias renováveis e Internet das Coisas, e destacou uma parceria da UFSCar-Sorocaba com uma empresa local para o desenvolvimento de papel sintético, que hoje é produzido em larga escala. Oliveira e Camargo mostraram a proposta de trabalho do IEAE de promover estudos e outras ações de caráter inter, multi e transdisciplinar com visão de futuro que sinalizem as ações relevantes e caminhos para o desenvolvimento humano e sustentável.
Representando Lippi, a assessora parlamentar Marimar Guidorzi compartilhou a proposta do Centro de Excelência Tecnológica da Região Metropolitana de Sorocaba (CET-RMS), as necessidades das empresas que o compõem, e convidou a UFSCar a participar da governança do projeto com foco no desenvolvimento de competências para as empresas. Assim, a partir de agora, a UFSCar passa a fazer parte do CET-RMS, e através da Pró-Reitoria de Pesquisa, participou de reunião com o CET-RMS nesta quinta-feira (18/3) para iniciar as atividades.
Por ser uma referência na área de energias renováveis, a UFSCar também foi convidada a retomar sua presença no Arranjo Produtivo Local (APL) de Energias Renováveis da RMS.
Contato para esta matéria:
Analice Gaspar Garcia Telefone: ()
« voltar