2021-03-24 08:57:44.0

Completando 15 anos de atuação, UFSCar-Sorocaba estreita laços com a comunidade local

45% do total de estudantes são de Sorocaba e região; Universidade oferta cursos gratuitos de graduação, mestrado e doutorado

No último dia 17 de março, a UFSCar completou 15 anos do início de sua atuação na cidade de Sorocaba. As aulas da UFSCar no município tiveram início em 2006, provisoriamente, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e na empresa NCH. Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser realizadas definitivamente no campus universitário, na Rodovia João Leme dos Santos, em área de 70 hectares doada pela Prefeitura de Sorocaba.
Dos aproximadamente 8 mil m² construídos em 2008, a UFSCar-Sorocaba, hoje, já ultrapassou os 48 mil m², distribuídos entre três centros acadêmicos, cinco edifícios de salas de aulas e laboratórios. Nesses edifícios, há 66 laboratórios totalmente equipados, sendo 28 deles (2.410 m²) construídos exclusivamente para as atividades de pesquisa científica e pós-graduação. Há também três auditórios, um viveiro florestal, biblioteca, restaurante universitário, ambulatório, espaço de convivência estudantil, quadra esportiva e campo de futebol com pista de atletismo. O campus tem como eixo norteador a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso se reflete no planejamento da ocupação física, nos métodos construtivos empregados, projetos pedagógicos dos cursos e nos temas de pesquisa, dentre outros.
Além disso, desde o início da sua implantação, a UFSCar-Sorocaba mais que triplicou o número de seus cursos de graduação. Em 2006, eram quatro cursos; hoje, são 14 graduações oferecidas gratuitamente; foram criados, ao longo desses 15 anos, 13 programas de pós-graduação - com cursos de mestrado e doutorado também gratuitos - e realizadas mais de 1.500 atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. No contexto atual, a UFSCar-Sorocaba conta com 2.679 estudantes de graduação, 487 de pós-graduação; 183 docentes em regime de dedicação exclusiva, sendo 98,9% doutores; 113 servidores técnico-administrativos e 50 colaboradores terceirizados comprometidos com o desenvolvimento da Universidade.
"Todos os cursos de graduação e de mestrado e doutorado são completamente gratuitos e oferecem formação acadêmica e profissional de alta qualidade para a população de Sorocaba e da sua região metropolitana, além de atrair jovens de outras partes do estado e do País", destaca Karina Martins, Diretora da UFSCar-Sorocaba. Atualmente, do total de estudantes de graduação, aproximadamente 45% são oriundos da própria cidade de Sorocaba e de outros 24 municípios da região metropolitana, o que revela como a Universidade se tornou uma opção viável para os sorocabanos que sonham com o Ensino Superior. "Diante desse cenário, é com satisfação que afirmamos que Sorocaba conta com a sua universidade federal - a UFSCar -, pois ela é a escolhida por muitas e muitos jovens da cidade que buscam formação qualificada e almejam sucesso pessoal e profissional", celebra Martins.
Mais que os cursos de graduação e pós-graduação ofertados à população, para a Diretora é importante também destacar como a UFSCar veio construindo a sua identificação com a cidade de Sorocaba e sua região metropolitana. "São 15 anos que percorremos estreitando laços com a cidade e a região que nos abriga - firmamos mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas vizinhas - e atuamos em projetos que impactam de modo positivo a Educação Básica pública, o meio ambiente, a economia e o turismo locais", revela a Diretora.

Cursos ofertados
Os cursos de graduação ofertados são: Engenharia de Produção, Turismo, Engenharia Florestal, Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia e as Licenciaturas em Ciências Biológicas (Integral e Noturno), Física, Geografia, Matemática e Química. Também são oferecidos cursos de mestrado acadêmico em Administração, Economia, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Geografia e Estudos da Condição Humana, além dos cursos de mestrado profissional em Sustentabilidade e Gestão Ambiental e em Ensino de Física. Os programas de pós-graduação nas áreas de Ciência dos Materiais, Recursos Renováveis, Educação e Biotecnologia e Monitoramento Ambiental oferecem cursos de mestrado e doutorado.
O ingresso nos cursos de graduação é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Governo Federal, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UFSCar é pioneira na reserva de vagas para pessoas que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e para as autodeclaradas pretas e pardas. Há também reserva de vagas e ingresso diferenciado para indígenas e pessoas em condição de refúgio. "Dessa forma, reforçamos o nosso compromisso social com a equidade, empreendendo esforços para que todas as pessoas, principalmente as mais vulneráveis socioeconomicamente, tenham oportunidades de construir um futuro melhor pelas vias da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade", ressalta Martins.
No que se refere ao ingresso aos cursos de mestrado e doutorado, cada programa realiza seleção própria, com calendários e etapas específicas. As informações detalhadas estão disponíveis no site www.sorocaba.ufscar.br/cursos.
"Foram 15 anos de expansão física, fortalecimento institucional, estreitamente de laços com a cidade que nos acolhe e de ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os desafios também são maiores e nos estimulam a crescer cada vez mais. Mesmo com os ataques às universidades públicas e os frequentes cortes nos orçamentos das instituições de ensino e pesquisa, seguimos trabalhando para a expansão de cursos, de vagas e na oferta de melhores condições de permanência e de estudo aos nossos alunos e de melhores condições de trabalho aos nossos servidores docentes e técnicos", conclui a Diretora da UFSCar-Sorocaba.
Saiba mais no site da UFSCar-Sorocaba (www.sorocaba.ufscar.br).

anexos:

Campus da UFSCar-Sorocaba: espaço para formação profissional qualificada (Foto: João Justi)
Contato para esta matéria: João Eduardo Justi  Telefone: (16) 981587168  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4