2021-04-09 13:03:51.0

Professor da UFSCar lança livro de poemas publicado em Portugal

"Necromancia tropical", terceiro livro de poemas de Wilson Alves-Bezerra, terá lançamento online em 13 de abril

"Necromancia tropical" é o título do livro de poemas que Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, lança na próxima terça-feira, 13 de abril, a partir das 14 horas (horário de Brasília) e das 18 horas (horário de Lisboa). O evento será no formato online e poderá ser acompanhado pelo YouTube (https://bit.ly/31UZnOG). Além da apresentação de Alves-Bezerra, haverá um debate com a crítica e poeta portuguesa Maria João Cantinho e com o prefaciador do livro, o poeta, editor e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luis Maffei. 
"’Necromancia Tropical’ é um livro de poemas. Faz já algum tempo todos os meus livros de poemas são obras em progresso, livros que não se encerram neles mesmos e que vão sendo republicados e acrescidos de outros textos, prefácios", explica Alves-Bezerra.
Publicado pela editora de Lisboa, Douda Correria, "Necromancia tropical" recolhe parte da obra recente do poeta, com textos de caráter político e que tematizam o momento turbulento do País: o negacionismo, a violência, a pandemia e a corrupção são temas dos 14 poemas, escritos entre dezembro de 2019 e meados de 2020. E por que esses temas? "São os temas que importam", responde o autor. 
Os sete primeiros textos da obra foram inicialmente lançados no disco virtual "Catecismo Moreninho" (2020), disponível no Spotify (https://spoti.fi/3dHZNgN), e logo foram traduzidos pelo poeta venezuelano Jesús Montoya e publicados pela editora colombiana El Taller Blanco Ediciones, sob o título "Catecismo Salvaje". O livro, portanto, chega agora ao terceiro país, acrescido de sete novos poemas e com prefácio do professor brasileiro Luis Maffei.
Esse é o terceiro livro de poemas de Alves-Bezerra, que escreveu também "O Pau do Brasil" (Editora Urutau, 2016) e "Vertigens" (Iluminuras, 2015). "'O Pau do Brasil' era um livro que lançava mão principalmente da ironia para falar do Brasil pós-golpe de 2016. Nele trabalhei muito com a técnica da colagem irônica, que Oswald de Andrade utilizou no seu 'Pau Brasil', de 1925, e também com muitas reescrituras de poemas do cânone, relidos a partir da época contemporânea. 'Vertigens’', meu livro de poemas em prosa de 2015 que ganhou o Prêmio Jabuti, operava na chave do surrealismo e não tocava a realidade brasileira da mesma forma. 'Necromancia Tropical' tem uma dicção diferente, ele quer pesquisar a voz dos discursos hegemônicos, do gado, do comerciante isento, dos fundamentalistas etc", comenta o autor.
Quem está no Brasil ainda terá que esperar um pouco mais para ter acesso ao livro, que, em breve, deverá ser lançado pela Editora Iluminuras. Quase todos os poemas, porém, já estão disponíveis em áudio no canal do YouTube do autor (https://www.youtube.com/user/ouvendovozes). Confira no Portal da UFSCar (www.ufscar.br) uma entrevista com o autor e um trecho de um poema.

anexos:

O autor do livro Wilson Alves-Bezerra. (Foto: Maria do Céu)
Contato para esta matéria: Fabricio Mazocco  Telefone: (16) 997031853  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4