2021-04-08 10:39:26.0

Arborização no Loteamento São Carlos I homenageia professores

Projeto realizado pela parceria UFSCar e Rotary-Pinhal está aberto a homenagens

Sabe aquele professor que você recorda com carinho e admiração? Com o intuito de homenagear esses profissionais da Educação, o projeto de extensão de arborização urbana, conduzido pelo Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Rotary Club de São Carlos - Pinhal, irá inaugurar, no dia 11 de junho, a Praça dos Professores. A praça está localizada no Loteamento Habitacional São Carlos I, próximo ao Campus II da Universidade de São Paulo (USP). 
Para esta quarta edição, o projeto também está convidando aqueles que queiram, por meio de doações, prestar uma homenagem a professores que foram especiais em suas vidas e, ao mesmo tempo, contribuir com o plantio e a manutenção de árvores na cidade. Para isso, a iniciativa conta também com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP) de São Carlos. "Estamos honrados em fazer parte dessa iniciativa. A simbologia é perfeita. Árvore é síntese da perpetuação da vida. Professor é certeza de esperança", declara Azuaite Martins de França, presidente do CPP. 
O local do plantio foi indicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, que também é parceira no projeto. Além do CPP, essa edição ganhou a participação especial da construtora RPS Engenharia, que executou benfeitorias no local, entre elas, o calçamento de um caminho de terra já utilizado pelos pedestres, facilitando a mobilidade das pessoas. 
A inauguração com o descerramento da placa com o nome dos professores homenageados acontece no dia 11 de junho. No entanto, seguindo as orientações técnicas da UFSCar, o plantio de 100 mudas de espécies nativas, incluindo frutíferas, já foi realizado em novembro do ano passado, no início do período de chuvas, favorecendo, assim, o desenvolvimento das mudas. Devido à pandemia de Covid-19, os detalhes do evento ainda serão acordados pelos parceiros, mediante protocolos sanitários atualizados.
O projeto "Valorização de espaços verdes públicos urbanos: integração universidade e sociedade", implantado junto ao Rotary - Pinhal em 2017 e coordenado, na UFSCar, pela professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), já soma um total de 630 mudas plantadas, incluindo manutenção posterior, em cinco locais de São Carlos (veja histórico no final da matéria).

Captação de recursos
Até agora, a quarta edição do projeto, no Loteamento São Carlos I, conta com 100 árvores plantadas, correspondentes aos professores homenageados. Um plantio complementar será feito de acordo com as novas doações. Dessa forma, quem quiser ainda tem a oportunidade de prestigiar um mestre que marcou sua vida. Podem receber a homenagem professores de qualquer cidade, que atuam ou atuaram desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando por cursos e outras iniciativas de formação, do setor público e privado. 
Cada árvore simboliza uma pessoa homenageada, mediante doação de R$ 150. O recurso financeiro, administrado integralmente pelo Rotary - Pinhal, é investido na manutenção, por no mínimo dois anos, do local do plantio (incluindo a retirada de ervas daninhas, controle de formigas, adubação periódica e a substituição das plantas, se necessário). Interessados em homenagear professores podem entrar em contato pelo e-mail crizzoad@terra.com.br ou pelo celular/WhatsApp (16) 99101-2384. Os nomes dos professores serão registrados na placa a ser instalada no local do plantio.

Histórico do projeto
Confira as cinco edições realizadas, desde 2017, pelo projeto de arborização em São Carlos, conduzido pela UFSCar e Rotary - Pinhal:
- 2017: "Praça das Mães e das Mulheres", na Praça João Paulo II, em frente à pista de skate do bairro Santa Felícia, com plantio de 100 mudas e doação da comunidade;
- 2018: "Praça dos Pais e dos Filhos", próxima ao Shopping Iguatemi, que também é parceiro dessa edição, com 150 mudas e doação da comunidade;
- 2019: "Praça dos Advogados", no Jardim Araucária, em parceria com a Associação dos Moradores do bairro (Amja) e a Subseção de São Carlos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), inicialmente com 100 mudas e um complemento de 50 mudas em 2020, com doação dos advogados;
- 2020: Praça dos Professores, no Loteamento Habitacional São Carlos I, próximo ao Campus II da USP, com plantio (parcial) de 100 mudas, e participação da RPS Engenharia e CPP; 
- 2020 (segundo plantio do ano): área no bairro Arnon de Mello, com 130 mudas e patrocínio da DNA Consult, aguardando campanha de lançamento.

anexos:

Projeto alia arborização de espaços públicos e homenagens (Arte: Matheus Mazini/UFSCar)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4