2021-06-21 11:07:08.0
Lives da UFSCar abordam trabalho do tradutor e intérprete de Libras-Português
Terceira edição acontece no dia 24 de junho
O curso de bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está realizando uma série de lives temáticas sobre o trabalho do intérprete e do tradutor de Libras. A terceira edição acontece dia 24 de junho, às 16 horas, com o tema da saúde física e mental do intérprete e tradutor de Libras. Participam do debate o psicólogo bilíngue e pesquisador, Renato Dente Luz; a professora do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, Janaina Cabello; e o fisioterapeuta e intérprete de Libras da Universidade Federal do ABC (UFABC), Rogério Timóteo Tiné.
As lives são ações realizadas a partir de disciplinas do curso no Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE 2) da UFSCar e têm como objetivo expandir as discussões, realizadas nas disciplinas, para a comunidade interna e externa da Universidade. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SeAD) da UFSCar e da Federação Brasileira das Associações de Tradutores, Intérpretes e Guias-intérpretes da Língua de Sinais (Febrapils).
As atividades são abertas e gratuitas e estão sendo transmitidas e disponibilizadas no canal AudiovisualTILSP no YouTube (https://bit.ly/3vqlwRh). As edições anteriores, realizadas nos dias 21 e 28 de maio, já estão disponíveis.
Edições anteriores
O tema da primeira live focou os desafios formativos e de atuação do intérprete e tradutor de Libras no contexto jurídico e teve como convidadas a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mariana Stumpf; a advogada, intérprete de Libras e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Pessoas com Deficiência Sensorial da OAB, Luana Manini; e a intérprete e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Luciana Marques.
O segundo encontro discutiu a atuação do profissional em contextos político-governamentais, especialmente em pronunciamentos oficiais e em TVs legislativas. O evento contou com a participação do intérprete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo, Edílson Andrade; do Intérprete da TV Câmara de Brasília e pesquisador da UnB, Alexis Pier Aguayo; e do intérprete da TV Câmara Jahu, Adauto Caramana.
Contato para esta matéria:
Denise Britto Telefone: (16) 33066779
« voltar