2021-06-22 12:30:36.0
Em evento internacional, professores e outros profissionais debatem práticas construcionistas sociais
Encontro online no dia 4 de junho é gratuito e aberto ao público
No dia 24 de junho, entre as 12 horas e 13h30, os professores Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) da UFSCar-Sorocaba, e Celiane Camargo-Borges, da Universidade de Breda, na Holanda, apresentam, em encontro online, um exemplo de prática comunitária sob a luz do construcionismo social. O evento será em Inglês, é gratuito e requer inscrição prévia no link https://bit.ly/2UoblQp.
Os professores irão chamar a atenção para a comunidade de Perus, localizada ao norte da cidade de São Paulo, e apresentar reflexões sobre a prática da abordagem de "place making", termo que se refere à construção de destinos turísticos baseada em contextos e demandas locais. Os autores argumentam que a construção de lugares e destinos turísticos, por meio de uma abordagem relacional entre academia, moradores e profissionais do Turismo, acaba por criar novos significados e realidades para a comunidade envolvida. "A partir de um acordo internacional entre UFSCar e Universidade de Breda, professores, estudantes e pessoas interessadas, brasileiros e holandeses, estiveram em Perus para a construção de uma experiência de turismo de base comunitária. Essa prática gerou reflexões que estão expressas em um capítulo do 'Manual SAGE de Prática Construcionista Social' e que abordaremos durante o encontro", destaca Ferragi.
O trabalho aponta três princípios para o trabalho comunitário, que também podem ser utilizados pela academia: construir a partir do que está disponível; aprender fazendo - criar por meio da experimentação; e agir de forma colaborativa para fortalecer a comunidade. "Nós experimentamos juntos para desenhar novos formatos de educação que podem ser mais relacionais e colaborativos, e beneficiar estudantes da UFSCar e de Breda, além da comunidade local. Essa construção reverbera tanto em conhecimento acadêmico quanto em saberes locais", completa Camargo-Borges.
O evento terá a participação dos outros autores do "Manual SAGE de Prática Construcionista Social". Mais informações em https://bit.ly/2UoblQp.
Manual de Prática Construcionista Social
O "Manual SAGE de Prática Construcionista Social" é uma celebração das vozes do Instituto Taos (www.taosinstitute.net), que reúne acadêmicos e profissionais preocupados com processos sociais essenciais para a construção da razão, do conhecimento e do valor humano e sua aplicação em práticas relacionais, colaborativas e apreciativas em todo o mundo. O livro, publicado pela editora SAGE, oferece uma revisão da construção social. O volume apresenta a mais recente teoria e aplicação da construção social em uma variedade de disciplinas. O foco em cada capítulo é a prática do mundo real, além do trabalho teórico, tornando-o útil para estudantes, acadêmicos e profissionais interessados pelo assunto.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar