2021-08-24 13:49:16.0

Roda de conversa dá dicas de como descartar resíduos em São Carlos

Iniciativa do GIRe³/UFSCar é gratuita e aberta ao público

Nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 18 horas, acontece a Roda de Conversa "Como descartar meus resíduos em São Carlos?", promovida pelo GIRe³ - Grupo de Incentivo aos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com dicas práticas para orientar e facilitar o descarte de resíduos na cidade. O evento é online e gratuito.
"Em São Carlos, cerca de 70% da população não é atendida pela coleta seletiva de reciclagem municipal. Isso significa que mais da metade das pessoas depende do atendimento de catadores autônomos ou, então, de levar seus resíduos aos pontos de coleta corretos", explica a estudante Elydia Feres, do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar e integrante do GIRe³. Segundo ela, um dos principais problemas é a não separação dos resíduos individuais de maneira correta, o que sobrecarrega o aterro sanitário. A boa notícia é que São Carlos conta atualmente com diversos ecopontos para coletas de resíduos que são de difícil reciclagem bem como empreendimentos que visam diminuir o impacto, como cerealistas, lojas de moda slow fashion, locais que vendem composteiras, entre outras iniciativas, que serão abordadas na roda de conversa. 
O grupo também ensinará, na live, que não é necessário separar os resíduos recicláveis em alumínio, plástico, papel etc., mas, sim, separar todos os resíduos domésticos em quatro lixeiras diferentes: lixeira dos rejeitos, lixeira dos resíduos tóxicos, lixeira para compostagem e lixeira dos resíduos recicláveis. Eles pretendem esclarecer como separar os resíduos individuais de maneira correta e simples e como usar o Mapa de Coletas, que é um ferramenta interativa do Google Maps (https://bit.ly/388QtjD) com os pontos de coleta para diversos tipos de resíduos na cidade de São Carlos: "daremos dicas de sites e outras ferramentas que esclarecem dúvidas sobre o descarte correto; e vamos tirar dúvidas sobre compostagem, apresentando quatro maneiras diferentes pelas quais seus resíduos orgânicos podem ser compostados em São Carlos". O grupo ainda vai falar sobre as empresas que trabalham com logística reversa em São Carlos e aquelas que fornecem produtos e serviços que garantem uma transição a hábitos mais sustentáveis. 
As inscrições para a roda de conversa são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online (https://bit.ly/3ybPtG3), através do qual os participantes podem mandar dúvidas para serem discutidas na live. A transmissão acontece a partir as 18 horas, via Google Meet. Mais informações estão nas redes sociais do GIRe³ (Instagram: @gireufscar) e Facebook (facebook.com/gireufscar). 

Guia Prático da Sustentabilidade
O evento também marca o lançamento do "Guia Prático de Sustentabilidade", com o sorteio de três exemplares físicos. "O Guia tem todas as informações necessárias para ser mais sustentável na cidade de São Carlos, com explicações de como descartar os resíduos corretamente, adquirir hábitos sustentáveis e diminuir o impacto no planeta, tudo isso mais voltado para São Carlos", conta a estudante da UFSCar.  
O Guia foi confeccionado a partir da união de três projetos: o GIRe³; o Ecolíbrio (Instagram e Tiktok: @eco.librio), que busca o combate de fake news, disseminando sustentabilidade, e o Planeta Pós-Pandemia (Instagram: @planetapospandemia_), projeto de conscientização e educação ambiental por meio das redes sociais. "Serão poucas unidades de guias físicos, pois o intuito é que ele seja acessado de forma digital, para economizar papel, e a partir daí, ficará disponível para ser baixado online, em formato PDF, e gratuitamente, por um link na biografia do nosso Instagram", conta Elydia Feres.

Sobre o GIRe³
O GIRe³ - Grupo de Incentivo aos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar - é um projeto de extensão formado por alunos de diversas áreas do conhecimento do Campus São Carlos da UFSCar que se uniram com o objetivo de melhorar, ensinar e incentivar a comunidade da UFSCar e a população da cidade de São Carlos à prática de reduzir, reutilizar e reciclar, bem como de hábitos mais sustentáveis. 
Para isso, desenvolve projetos como a criação de postos de coleta de lixo eletrônico dentro da UFSCar; o Projeto Canecas, que distribui canecas para ou calouros da universidade com o intuito de diminuir a utilização de copos e garrafas descartáveis; e o Projeto 3 Rs na escola, que consiste em visitas a escolas das redes municipal, estadual e particular para conversar com os alunos de modo a desenvolver a conscientização ambiental, indicando caminhos para iniciar as boas práticas em suas casas. Atualmente, os projetos foram adaptados para o modo online e alguns tiveram que ser pausados por conta da pandemia, sendo que serão retomados assim que possível.

anexos:

Evento é gratuito, pelo Google Meet (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4