2021-09-17 09:05:26.0

Projeto divulga Filosofia por meio de podcasts

Impacto da Filosofia e da divulgação científica nas redes sociais é tema de quadro do Peripacast

Já está no ar o segundo episódio do quadro "15 para uma", que faz parte do Peripacast, projeto que debate, em formato de podcast, diversos temas da Filosofia com o intuito de democratizar o conhecimento filosófico e levantar reflexões junto a estudantes e o público em geral. No novo quadro, Caio Souto, idealizador do canal Conversações Filosóficas, conversa sobre o impacto da Filosofia e do trabalho de divulgação científica através das mídias sociais na comunidade acadêmica e não acadêmica. 
O episódio está no Spotify (https://spoti.fi/3nnyrTI) e no YouTube (https://bit.ly/3nH81wv) e em outras plataformas, todas disponíveis em https://linktree.li/peripacast. A lista completa dos episódios também pode ser visitada no site http://peripacast.com.br.
Realizado por estudantes de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o projeto conta com mais de 300 ouvintes no Spotify (https://spoti.fi/3zdlqhW) e mais de 200 ouvintes no YouTube (https://bit.ly/2XiWd8w), além de outras plataformas de streaming de áudio. "Sentimos que nosso podcast tem tomado proporções inesperadas justamente porque o programa é um instrumento muito eficaz de informação, estudo e debate. Os convidados levam a iniciativa para suas universidades e fazem divulgação entre seus pares. O retorno é muito positivo", contam os estudantes da UFSCar que promovem o Peripacast. O público é majoritariamente formado por pesquisadores em Filosofia, estudantes, professores e amantes da Filosofia de todo o Brasil. 

Nome e origem
Os organizadores da iniciativa contam que o nome Peripacast surgiu dos seguidores da filosofia de Aristóteles, estudantes do liceu fundado por esse filósofo, os peripatéticos - ou "os que passeiam", "itinerantes" - nome adotado pelo hábito do filósofo de ensinar ao ar livre. "Decidimos por esse nome, junto com o símbolo celta triskle, para significar o aprendizado enquanto movimento", contam os realizadores do projeto. "Ouvir o podcast não é uma tarefa que se faz estaticamente, mas, sim, enquanto se realizam outros afazeres; e, nesse sentido, o conhecimento pode ser realizado em qualquer lugar e a qualquer momento", completam.
A iniciativa, que ganhou força durante a pandemia de Covid-19, surgiu como ideia em 2019, a partir das manifestações de 15 de maio em defesa da educação e da constatação a respeito da "desinformação da população acerca do que a Filosofia faz na academia e fora dela, qual sua utilidade e porque de sua importância", afirmam os estudantes da UFSCar. O primeiro episódio do programa foi publicado em maio de 2020. Eles contam que, no princípio, o podcast tinha o ideal de chegar ao público da comunidade não científica com conversas mais leves, entretanto, o "impacto principal foi na academia, especialmente no curso de Filosofia e outros das Ciências Humanas, através da divulgação científica e do debate sobre temas cotidianos relacionados com questões do trabalho dos convidados".
A repercussão, segundo os organizadores, vem sendo bastante positiva em todos os meios: "Dentro da UFSCar, especialmente, professores da Filosofia elogiam a iniciativa, sugerem convidados e divulgam em suas redes sociais pessoais. Alunos de outros cursos de graduação também já sugeriram temas e elogiaram a qualidade do nosso conteúdo, bem como estudantes de outras cidades e estados".
Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas pelo site http://peripacast.com.br e pelas páginas no Facebook (facebook.com/Peripacast) e Instagram (@Peripacast).

anexos:

Programas estão em diversas plataformas como Spotify e YouTube (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4