2021-09-23 09:33:56.0

Mais de mil pessoas celebram centenário de Paulo Freire em Seminário da UFSCar

Evento reuniu representantes de todo o Brasil, da América e da Europa e ganhou segunda edição

Mais de mil pessoas, de todas as regiões do Brasil e de vários países, participaram do Seminário Internacional "Atualidade e Urgência da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire", realizado no último dia 16 de setembro. O evento integrou as comemorações, por parte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para celebrar o centenário do Patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. O Seminário foi gravado e pode ser visto no link https://bit.ly/3tZSOra.
"A repercussão no Brasil do centenário está sendo incrível", avalia o professor Luiz Roberto Gomes, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, "são diversos eventos, textos, semanas, manifestações culturais ao longo deste ano, e que marcam a importância e atualidade do pensamento de Paulo Freire". 
Além do Seminário Internacional da UFSCar, que contou com representantes da Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha e Portugal, foi lançada a canção "Esperançar", que pode ser ouvida em diversas plataformas (listadas em https://bit.ly/3o4FJfc), e o clipe da música, com acesso no YouTube (https://bit.ly/3nT5WNX). "A canção tem uma relação direta com a obra de Paulo Freire, principalmente pela assimilação da palavra ‘Esperançar' em nossas vidas, que significa movimento, levantar-se, juntar-se com os outros para fazer de outro modo", explica o docente do DEd e um dos compositores da obra musical. "Também publicamos no jornal Primeira Página, de São Carlos, um conjunto de artigos de especialistas da área, para marcarmos a semana Paulo Freire", complementa. 
De acordo com o professor, o Seminário foi muito exitoso, "tanto pelo envolvimento das diversas associações e grupos que nos apoiaram na organização, como pelo evento em si, pela intensa participação, com comentários, questões diversificadas e a riqueza das palestras e intervenções. Foram tantas as questões que sentimos a necessidade de realizarmos uma nova edição do seminário".
O novo evento está programado para o dia 30 de setembro, às 16 horas, com transmissão no canal do Departamento de Educação no YouTube (https://tinyurl.com/pdrwcbed). Mais informações podem ser acompanhadas pelo site do DEd, em www.ded.ufscar.br. 
Além da UFSCar, outras entidades do município de São Carlos estão se organizando para celebrar o centenário de Paulo Freire. "A Câmara Municipal de São Carlos, juntamente com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire estão programando para o início da próxima semana uma homenagem à Paulo Freire. O Conselho Municipal de Educação de São Carlos também já está programando, para outubro, encontros para homenagear o Patrono da Educação Brasileira", elenca Gomes.
No cenário internacional, o reconhecimento à figura e ao legado de Paulo Freire também tem ganhado ampla repercussão. "São muitos os movimentos e os eventos. O Seminário da UFSCar foi, certamente, um destaque neste processo de conectividade com a rede de diálogo sobre o pensamento de Paulo Freire no mundo", conclui o docente da UFSCar.

anexos:

Lançamento da música e clipe Esperançar fez parte das homenagens (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4