2021-10-18 10:28:08.0

Evento comemora 10 anos de intercâmbio entre Brasil e Itália sobre saúde mental comunitária

Atividade é organizada pela UFSCar e encontro online é aberto a todo o público

No dia 21 de outubro, próxima quinta-feira, das 14 às 18 horas, será realizado um evento online sobre o tema "Os não-humanos no cuidado e na educação permanente em saúde mental". A atividade é promovida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e celebra os 10 anos de atividades de intercâmbio sobre saúde mental comunitária realizadas pela parceria entre a Instituição e a Universidade de Perugia (Itália). O trabalho envolve ações na região italiana da Úmbria e nos municípios brasileiros de São Carlos e Araraquara. A atividade é gratuita, são ofertadas 90 vagas e as inscrições podem ser feitas até amanhã, 19 de outubro. 
Os não-humanos são todos aqueles que agem no mundo, que realizam ações e que não são seres humanos, tais como objetos, animais e plantas, por exemplo. "Parte-se da compreensão de que as ações no mundo não são realizadas somente a partir de nossas intenções. Neste projeto, construímos objetos decorativos ou utilitários contendo frases produzidas na interação entre profissionais italianos e brasileiros sobre o cuidado em saúde mental comunitária, que possam ser incorporados aos ambientes dos serviços e possam ‘agir’ provocando novas e inesperadas reflexões nas equipes a partir do que eles puderem agenciar e mobilizar", explica Taís Marcolino, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar que participa do intercâmbio e que integrará o evento.
Além de Taís Marcolino, participam do encontro online Massimiliano Minelli, docente da Universidade de Perugia (UniPG), e Roberta Tanabe, da Fiocruz. Eles abordarão momentos importantes vivenciados nos projetos de intercâmbio e promoverão uma oficina criativa para montar conjuntamente um dos objetos - que são feitos para serem impressos em papel e montados com técnicas de dobradura - e conversar sobre a prática de cuidado em saúde mental. O objeto a ser impresso para a oficina será enviado para os inscritos na atividade.
Interessados em participar do evento devem se inscrever até amanhã por formulário online (https://forms.gle/xioLfyfGG6NCRCbw5). O evento será transmitido pelo Google Meet, em link que será enviado aos inscritos. Os participantes receberão certificado. Também haverá transmissão da atividade pelo canal do Youtube da Comunidade de Prática Saúde Mental Brasil Itália - CoPBrit (encurtador.com.br/adfmE).

Intercâmbio Brasil-Itália
A parceria entre a UFSCar e a UniPG teve início por meio de projeto realizado entre 2011 e 2014, quando um grupo de pesquisadores italianos da Universidade de Perugia começou um programa de cooperação entre a Itália (região da Úmbria) e o Brasil (municípios de Araraquara, São Carlos e outros no estado de São Paulo) para pesquisa e intercâmbio cultural no campo da saúde mental, no âmbito de uma pesquisa coordenada pelo professor Minelli. Em 2014, foi realizado um evento de intercâmbio na Itália, entre um grupo de atores ligados à saúde mental brasileira - dentre os quais estiveram presentes as professoras Isabela de Oliveira Lussi e Taís Marcolino, ambas do DTO e do Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental (LaFollia) da UFSCar - e algumas equipes de municípios italianos. O objetivo principal do evento foi desenvolver conjuntamente análises e debates sobre a situação da saúde mental comunitária nos dois países através da experiência de trabalho diária das pessoas envolvidas.
Desde então, várias atividades de pesquisa, incluindo projetos de Iniciação Científica, mestrado, doutorado e extensão, são realizadas por meio de um acordo de cooperação entre o LaFollia, o Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e a instituição italiana. Um dos projetos foi realizado entre 2017 e 2020, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq), e possibilitou vários estudos, além de um projeto de extensão em educação permanente em saúde - a Mostra permanente de objetos agenciadores (não-humanos). A atividade foi direcionada a profissionais de saúde mental, usuários e familiares de serviços de saúde mental e teve 30 participantes brasileiros e 30 italianos.
Taís Marcolino aponta que a "a mostra é uma forma criativa de oferecer uma devolutiva à sociedade dos resultados da pesquisa, além de fomentar a continuidade do processo de educação permanente em saúde, de reflexão sobre as práticas de cuidado comunitárias em saúde mental pela ação dos objetos agenciadores", conclui a docente. O projeto a UFSCar também conta com a colaboração do Coletivo Unsquepensa na produção dos objetos.
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4