2021-11-30 11:06:14.0

Aluno da UFSCar-Sorocaba integra único time brasileiro finalista em Desafio Global da NASA

Estudante está na equipe de Campinas (SP) com projeto que gera avisos sobre riscos relacionados ao calor

No mês passado, foi realizada nova edição do NASA Internacional Space Apps Challenge, o maior hackathon do mundo, organizado pela Agência Espacial Americana (NASA) em parceria com outras nove agências, incluindo a Agência Espacial Brasileira. O evento online aconteceu, simultaneamente, em 162 países e 37 equipes foram eleitas finalistas. Dentre elas, a única brasileira é um grupo de Campinas (SP) que tem como um de seus integrantes o aluno Vitor Gomes, do curso de Ciência da Computação do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 
O desafio contou com mais de 28 mil participantes de todo o mundo que desenvolveram soluções a partir de dados abertos da NASA e das agências espaciais para resolver grandes desafios da Terra e do espaço. A equipe de Campinas - Make it Cool - é uma das finalistas e, além do aluno da UFSCar-Sorocaba, conta com a participação de três alunos do curso de Geologia da Unicamp, um estudante de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e uma aluna de Engenharia Agronômica da Esalq/USP. 
A Make it Cool desenvolveu uma solução para o desafio "Warning: Things are heating pp!" ("Aviso: As coisas estão esquentando!", em Português), no qual a NASA esperava que os participantes utilizassem dados abertos e desenvolvessem uma ferramenta para gerar avisos de riscos relacionados ao calor, permitindo uma preparação prévia da população. Uma das integrantes da equipe conta que o protótipo do grupo consistiu na elaboração de um site e um aplicativo que geram alertas sobre o estresse térmico em populações humanas. Para o cálculo desse fator de risco à saúde humana, são necessárias predições de uma série de variáveis como temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar. "Usando tratamentos estatísticos sobre os dados disponibilizados pela NASA a partir da linguagem R, conseguimos realizar as previsões dos dados de temperatura e concentração de CO² atmosférico para os próximos dois anos", detalha a Vitória Ventura, aluna de Geologia.
As 37 equipes finalistas agora disputam o grande prêmio de ir para a NASA apresentar o seu projeto e assistir ao lançamento de um foguete. O resultado final sai em dezembro.

Make it Cool
Os estudantes que integram o grupo são Vitória Ventura, Gabriel Pelizari e Thassia Gondek, Unicamp; Ana Barros, da Esalq/USP; Vítor Gomes, da UFSCar-Sorocaba; e João Cosso, da Uerj. Um vídeo sobre o projeto da equipe pode ser acessado no YouTube (www.youtube.com/watch?v=55yhK1TkgnY) e mais informações também estão no Instagram (@spaceappscampinas).

anexos:

Equipe de Campinas é única finalista brasileira no desafio da NASA (Imagem: Reprodução)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4