O Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugurou o Laboratório de Microscopia e Caracterização de Materiais (LabMiCaM), um centro de equipamentos multiusuários que visa à caracterização e quantificação de materiais, com o objetivo de oferecer serviços à comunidade acadêmica e também ao público externo, por meio de análises de material biológico e de materiais.
Além disso, o LabMiCaM tem a capacidade de formar recursos humanos e de gerar conhecimentos avançados nas áreas de Ciências dos Materiais e Biologia, a partir do entendimento de diversas técnicas relacionadas aos equipamentos disponíveis.
Atualmente, o espaço conta com um estereomicroscópio com captura de imagens; um microscópio de luz com sistema de fluorescência; um microscópio de varredura com módulo ambiental e sistema de detecção EDS acoplados; e um espectrofotômetro de infravermelho com transformada de Fourier FTIR Tensor II - Bruker.
De acordo com os professores Buno Janegitz e Roberta Nocelli, ambos do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da UFSCar e integrantes da equipe do LabMiCaM, essa nova estrutura "vai ajudar no entendimento de materiais com diversas finalidades e auxiliar a comunidade de Araras e região com serviços prestados com equipamentos de grande porte".
Também segundo os docentes, podem ser realizadas pesquisas relacionadas a qualquer caracterização de materiais sintéticos ou naturais que necessitem de um microscópio eletrônico de varredura, microscópio de fluorescência e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier. "O laboratório está aberto a toda a comunidade, de dentro e fora da UFSCar, que necessite fazer caracterizações. Os preços são acessíveis e estão em nosso site [www.multiequipamentoscca.ufscar.br]", destacam os pesquisadores.
O LabMiCaM está localizado no Edifício CT Infra III do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar. Mais informações podem ser encontradas no site www.multiequipamentoscca.ufscar.br e pelo Instagram @labmicam.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168