2022-03-28 17:35:06.0

Pesquisa de aluno de Iniciação Científica do CDMF é publicada em periódico internacional

Estudo investiga desempenho de nanopartículas de SNO2 assistidas por luz na detecção de gás ozônio em temperatura ambiente

O estudo, que relata o potencial uso de nanoestruturas de SnO2 (dióxido de estanho) como dispositivos sensores fotoativados de gás ozônio, é derivado do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno João Victor Nascimento de Palma, autor principal da publicação e recém-formado no curso de bacharelado em Física da UFSCar.
Sob a orientação de Luís Fernando da Silva, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar, e pesquisador vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Palma abordou em seu TCC o desenvolvimento de sensores de gases tóxicos operando em temperatura ambiente. Tradicionalmente, esses dispositivos sensores operam em temperaturas superiores a 150ºC, o que implica um maior consumo de energia, além de tornar mais complexo o processo de fabricação das plataformas.
Dessa maneira, o trabalho publicado teve como objetivo a investigação experimental-teórica do desempenho do sensor de nanoestruturas de SnO2 fotoativadas por comprimentos de ondas distintas quando expostas a baixas concentrações de gás ozônio (O3) (da ordem de ppb). A fotoativação, nesse estudo, permitiu com que os sensores atuassem em temperaturas próximas do ambiente, o que tem sido um desafio na área de sensores de gás.
A publicação também contou com a colaboração dos pesquisadores Ariadne Cristina Catto e Marisa Carvalho, do CDMF da UFSCar; Renan A.P. Ribeiro, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Márcio Daldin Teodoro, do Departamento de Física (DF) da UFSCar.
Mais informações no site do CDMF, em www.cdmf.org.br.

CDMF
O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

anexos:

Estudo de IC desenvolvido no CDMF. (Imagem: Divulgação)
Contato para esta matéria: Fabricio Mazocco  Telefone: (16) 997031853  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4