O Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático - Fapesp (processo 2017/21097-3) intitulado "Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável". O projeto, que conta com o professor Bruno Campos Janegitz, do DCNME-Ar, como um dos pesquisadores principais, pretende desenvolver e avaliar a detecção de agrotóxicos e peróxido de hidrogênio em mel, utilizando sensores eletroquímicos à base de filmes finos nanoestruturados produzidos a partir de cera de abelhas.
O pós-doutorando deverá atuar no desenvolvimento de sensores utilizando materiais nanoestruturados como grafeno, negro de fumo e nanotubos de carbono para a determinação de agrotóxicos e peróxido de hidrogênio em amostras de mel. Os requisitos para os candidatos são: conhecimento de técnicas de análise morfológico-estrutural; conhecimento de técnicas voltamétricas para fins analíticos; disponibilidade imediata para residir em Araras (SP); e ter concluído o doutorado há menos de cinco anos.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail brunocj@ufscar.br, até o dia 30 de abril, com o envio dos documentos indicados neste arquivo (https://bit.ly/3iaPPaf). A bolsa de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é no valor mensal de R$ 8.479,20 e terá vigência por 12 meses, havendo a possibilidade de auxílio financeiro para o deslocamento e a instalação do pesquisador. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail brunocj@ufscar.br.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168