2022-05-12 09:47:35.0

Curso de especialização em Educação no Campo recebe inscrições

São ofertadas 50 vagas; aulas acontecem no Campus São Carlos da UFSCar

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o curso de especialização em Educação no Campo, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O curso é gratuito e tem a duração de dois anos, com início previsto para o segundo semestre de 2022, totalizando carga horária de 520 horas. 
As aulas serão ministradas no Campus São Carlos da UFSCar e terão módulos sobre a Educação no campo, da conceituação às práticas pedagógicas, passando pelas políticas educacionais nos diferentes níveis de ensino e as relações étnico-raciais no País e em sala de aula. 
As vagas são destinadas a pessoas assentadas da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário, acampados, quilombolas, técnicos de assistência técnica e extensão rural. Também podem se candidatar os graduados em qualquer área do conhecimento que tenham desenvolvido estágio, pesquisa ou extensão nas Áreas de Reforma Agrária, e professores que lecionam para o público da reforma agrária. O objetivo é proporcionar conhecimentos especializados e interdisciplinares para qualificar a atuação nos assentamentos e territórios quilombolas, locais de grandes desafios e especificidades.
A seleção será conduzida pela UFSCar, mediante análise de documentação específica e carta de intenção dos candidatos, além da apresentação dos documentos exigidos. Critérios como a disponibilidade do candidato para realização do curso, experiência na educação no campo e participação em projetos de extensão, estágio ou pesquisa na área serão levados em consideração para a classificação. 
Todas as informações sobre a oferta da especialização em Educação no Campo devem ser conferidas no edital, disponível no site do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Campo (GEPEC) da UFSCar (www.gepec.ufscar.br) na opção "Cursos". Saiba mais em https://bit.ly/3ymWZl4.

Sobre o Pronera
Criado em 1998, o programa é direcionado a moradores de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas, trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

anexos:

Curso será oferecido no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: FAI/UFSCar)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4