2022-05-19 16:14:56.0
UFSCar faz programação para acolhimento de estudantes indígenas
Este ano, cerca de 100 indígenas ingressam na Universidade
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) preparou uma programação para acolhimento dos estudantes indígenas ingressos na UFSCar em 2022. Neste ano, estão ingressando cerca de 100 novos estudantes indígenas. Ao todo, a Universidade conta com mais de 400 estudantes de povos indígenas matriculados e tem, dentre as etnias que estão ou estiveram na Universidade, 51 povos diferentes.
De 18 a 20 de maio, a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e monitores de acolhimento estarão recebendo os novos estudantes. Na segunda-feira (23/5), a partir das 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado, na área Norte do Campus, ocorrerá as apresentações da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), do Departamento de Atenção à Saúde (DeAS), do Departamento de Assistência Estudantil e da Seção de Moradia.
Na terça-feira, a programação continua com palestras do Programa de Capacitação Discente para o Estudo (ProEstudo) e da SAADE, no período da manhã, e da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (CAAPE), a tarde, todas no Bento Prado. Na quarta-feira, no mesmo local, no período da manhã, ocorre reunião com Coordenadores de cursos e, à tarde, reunião entre veteranos e ingressantes. No dia seguinte, no período da tarde, os monitores de acolhimento coordenam um passeio pela Universidade.
Desde o ano de 2010, as atividades de acolhimento e integração à vida universitária são realizadas pela SAADE, ProGrad e ProACE, que contam com a parceria do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da UFSCar.
O ingresso de estudantes Indígenas na UFSCar se constitui como uma das medidas do Programa de Ações Afirmativas, aprovado pelo Conselho Universitário, em 2007, e regulamentado pela Portaria GR nº 695/07. Desde o ano de 2008, a Universidade implantou a reserva de vagas para estudantes que comprovem pertencer a um dos povos indígenas do território brasileiro, por meio de declaração de etnia e vínculo com sua comunidade de origem. A seleção dos ingressantes é feita anualmente, por meio de processo seletivo específico.
Ao término do primeiro período letivo de 2021, a UFSCar havia formado 50 profissionais indígenas, dos quatro campi e nos mais variados cursos de graduação.
Contato para esta matéria:
Fabricio Mazocco Telefone: (16) 997031853
« voltar