O migrante internacional que tenha status de refugiado no Brasil; ou que tenha solicitado o status de refúgio; ou que resida por meio de visto humanitário e que tem interesse em ingressar em curso de graduação presencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pode pleitear vaga por meio de edital específico apresentando a nota da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das últimas cinco edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022). O Enem 2022 recebe as inscrições até 21 de maio, próximo sábado.
Para ingresso, é exigida a seguinte documentação: Atestado de situação de refúgio no Brasil emitido pelo Comitê Nacional para Refugiados (CONARE); Condição de solicitante de refúgio, comprovada pelo DP-RNM - Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou documento equivalente emitido pelo Departamento de Polícia Federal, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Lei 9.474/97; e Condição de regularidade migratória, comprovada pela Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou protocolo de requerimento análogo emitido pelo Departamento de Polícia Federal, com autorização de residência por tempo determinado ou indeterminado, decorrente de acolhida humanitária ou outras políticas de caráter humanitário do governo brasileiro.
O edital específico para ingresso de refugiados será divulgado em breve. Mais informações podem ser acessadas no site da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) (www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/refugiados). Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail ingresso@ufscar.br.
Contato para esta matéria:
Fabricio Mazocco Telefone: (16) 997031853