2022-08-12 15:12:52.0

Livro sobre territorialidades afro-indígenas será lançado em 12 de agosto

Evento de lançamento acontece em São Paulo e é aberto ao público

No dia 12 de agosto, será realizado o lançamento do livro "Territorialidades afro-indígenas e lutas pelo reconhecimento", organizado pela professora Lourdes Carril, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O livro é resultado de seminários realizados na UFSCar entre 2016 e 2019, que discutiram temas como educação quilombola, relações étnico-raciais, memória, direito, entre outros. Faz parte também da pesquisa "Perdas e ressignificações dos usos do território na história do negro em Sorocaba/SP". Os trabalhos que compõem a obra foram coordenados pelo Grupo de Pesquisa Evamariô: Educação e Identidades Territorializantes e pelo Observatório Quilombola Evamariô, ambos do Campus Sorocaba.
De acordo com a organizadora, as pesquisas que vêm sendo realizadas pelos autores traduzem os desafios para a emancipação da sociedade brasileira do legado escravista a partir das lutas de autodeterminação, resistência e pertencimento territorial dos quilombos, um dos maiores símbolos do País. As discussões contemplam os debates sobre territórios quilombolas e indígenas, integrando o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena (Lei 11.645/08), temas abarcados pela política pública brasileira.
O lançamento será realizado às 18 horas, no espaço da Editora Alameda, localizada na Rua 13 de Maio, 353, Bairro do Bexiga, em São Paulo. O evento é aberto ao público.
Contato para esta matéria: João Eduardo Justi  Telefone: (16) 981587168  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4