2022-09-12 16:47:05.0

Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição "Quebrando o estereótipo cigano"

Abertura será no dia 13 de setembro, às 14h30

Até 14 de outubro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar recebe a exposição "Quebrando o estereótipo cigano: Enxergando através dos olhos de crianças calon em Trindade, Goiás", fruto da oficina "Estereótipo e autorrepresentação", realizada com alunos calon (ciganos) dos 3º e 4º anos da Escola Municipal Juvenil de Freitas em Trindade, Goiás. 
A exposição reúne as fotografias de oito crianças durante suas atividades escolares e a celebração de Santa Sara Kali. O propósito da mostra é questionar a imagem do cigano na cultura popular brasileira; uma imagem criada e promovida por pessoas pouco informadas que não pertencem a esse grupo. Para desmontar o estereótipo do cigano, Mariana Sabino Salazar, organizadora da atividade, acredita na autorrepresentação como um potente antídoto. Salazar é doutoranda na Universidade do Texas, em Austin, e bolsista Fulbright-Brasil, UFSCar.
No dia 13 de setembro, às 14h30, será realizada a abertura da exposição, durante a qual serão exibidos e discutidos episódios da minissérie "Diva e as Calins de Mato Grosso", dirigidos por Aluízio de Azevedo. O evento é aberto ao público e acontece no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
Contato para esta matéria: João Eduardo Justi  Telefone: (16) 981587168  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4