2022-11-25 10:32:43.0

Docente da UFSCar organiza livro que será base para área de Cuidados Paliativos Pediátricos em países lusófonos

Obra teve participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros

O livro "Cuidados Paliativos Pediátricos", publicado pela editora MedBook, foi lançado no início deste mês de novembro durante o IX Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos, em Curitiba (PR). Ele foi organizado por Esther Ferreira, reumatopediatra e docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, em parceria com Silvia Maria de Macedo Barbosa, pediatra e chefe da unidade de Dor e Cuidados Paliativos do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP, e Simone Brasil de Oliveira Iglesias, intensivista e docente do Departamento de Pediatria da Unifesp. De acordo com Ferreira, a publicação será referência na área de Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) no Brasil e nos países lusófonos.
O livro aborda diversos aspectos do CPP, desde a história da área no Brasil e no mundo, passando por definição e indicações, até o CPP nas diversas especialidades pediátricas, como cirurgia pediátrica e oncologia infantil, por exemplo. Segundo a autora, a ideia de elaborar o livro surge da ausência de um material escrito diretamente em Português que trate os CPP dentro das especificidades brasileiras. "Temos um livro bem famoso, publicado em língua inglesa, que dizemos ser nossa referência, mas senti a necessidade de ter algo para chamar ‘da gente’. Nós, brasileiros, que trabalhamos com Cuidados Paliativos Pediátricos, somos únicos em saber 'o que nos faz sentido'", descreve Ferreira, destacando o pioneirismo do material.
A obra é voltada para trabalhadores e estudantes da área da saúde, assim como áreas que trabalham com CPP, como direito e jornalismo, por exemplo. A representação de diversas áreas de atuação no material é um diferencial, como aponta a docente da UFSCar: "um ponto importante é que diversas profissões estão representadas no livro, fazendo com que ele seja realmente interdisciplinar, assim como os CPP precisam ser".
Dentre os colaboradores do livro estão diversos profissionais e docentes da UFSCar, além de Ana Lacerda, oncologista pediátrica, de Lisboa, Portugal, referência mundial em Cuidados Paliativos Pediátricos, que esteve presente no lançamento em Curitiba. Outra referência de destaque na temática da dor infantil, Ross Drake, da Nova Zelândia, também deixou seu registro no livro, logo após o Prefácio escrito por Esther Ferreira. 
No lançamento da obra, todos os exemplares foram vendidos. A aquisição do livro pode ser feita pelo site da MedBook (https://bit.ly/3gi6nQy), que, em breve, também lançará a versão em e-book.

CPP
Os Cuidados Paliativos visam à melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença grave e que ameace a vida, podendo caminhar em conjunto com o tratamento curativo, sendo que um não exclui o outro. De acordo com Esther Ferreira, nos últimos anos, o perfil dos pacientes pediátricos se modificou, tornando-se cada vez mais frequente a necessidade de assistência a crianças vivendo com doenças crônicas graves e ameaçadoras da vida. "Nos últimos anos, vemos uma crescente queda da mortalidade infantil, concomitantemente com o aumento da prevalência de doenças incuráveis. Os avanços científicos trouxeram um aumento da sobrevivência de crianças com patologias graves e potencialmente letais", conta a professora.

anexos:

Autoras durante lançamento do livro do Congresso, no início de novembro (Foto: Acervo pessoal)
Contato para esta matéria: Gisele Bicaletto  Telefone: (16) 33066595  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4