2023-02-07 12:37:31.0
Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposições de fotos, pirogravuras e poemas
Visitação é gratuita e aberta a todo o público interessado
O Projeto Fotográfico "Retratos do Confinamento (Photos of Confinement) - Uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena" está exposto no Piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) até o dia 3 de março. A exposição possui enfoque nos cotidianos da quarentena iniciada em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a apresenta imagens que discutem uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes na vida das pessoas.
Como fruto de uma construção coletiva entre membros da comunidade UFSCar e colaboradores externos, brasileiros e estrangeiros, o projeto recebeu ao longo de 2020 e 2021 contribuições em sua conta do Instagram - @photosofconfinement. A mostra conta com 38 imagens selecionadas dentre as 366 postagens, de autores de diversas regiões do Brasil, incluindo imagens de fotógrafos de outras nacionalidades, com destaque para a fotógrafa israelense Anat Parnass, radicada no Japão, e o fotógrafo israelense Eyal Warshavsky, radicado em Israel.
As imagens, portanto, de múltiplos autores, contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem tanto em zonas urbanas quanto rurais, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo confinamento.
A exposição teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e pode ser visitada na BCo de segunda a sexta-feira das 8 às 21 horas. A entrada é gratuita.
Pirogravuras
Já até 31 de março, o artista Ciro Cellurale apresenta na BCo a exposição "Imagens e Versos desse Universo", com desenhos utilizando a técnica de pirogravura (arte de gravar ou fazer gravura em madeira e outros materiais com ponta incandescente, utilizando-se do pirógrafo). Também apresenta poemas de autoria própria publicados em seu livro "Versos desse Universo".
A exposição com os desenhos está disponível no Piso 1 e os poemas no Piso 2 da BCo. A visitação é gratuita e aberta para todas as pessoas também de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar