Envelhecer é sinônimo de doença? O que é envelhecimento saudável, e quais atitudes e cuidados são determinantes para chegarmos a ele? Como é possível viver com autonomia e independência nessa fase da vida? Ou seja, como morrer jovem o mais tarde possível?
Essas são algumas questões que norteiam o texto do mês de março da coluna "EnvelheCiência", produzida por Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição. A iniciativa visa divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação do mês - "Envelhecer é sinônimo de doença?" -, a cientista esclarece conceitos de grande relevância dentro da temática, como senescência e senilidade.
Também menciona como a dupla, alimentação e atividade física constante, é determinante para um envelhecimento saudável, convidando leitores e leitoras a pensarem nesse processo como um investimento de longo prazo na saúde.
O artigo na íntegra está disponível para leitura no site do ICC (https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia/envelhecer-e-sinonimo-de-doenca).
Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478