Até o dia 31 de maio, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição fotográfica "Um caminho democrático das origens até os confins", que narra a história de indígenas da etnia Tupi-Guarani oriundos do Rio Grande do Sul, que migraram para o litoral paulista e depois para Bauru (SP), até fundarem a aldeia Tekoa Nãnderu, em São Miguel do Arcanjo (SP), onde hoje habitam.
Descendentes dos precursores dessa peregrinação indígena agora estão em fase de transição de sua aldeia atual para Itu (SP), onde foram fotografados por Leandro Bastos, servidor técnico-administrativo da UFSCar.
De acordo com Bastos, o intuito dessa exposição é enaltecer e preservar a crença e costume indígena de que caminhar por quaisquer cantos do País é um ato democrático e de direito, sendo necessário o respeito à condição de indígena onde quer que ela se apresente.
A mostra é aberta ao público, com visitação gratuita na área de exposições do Piso 2 da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168