2023-06-20 13:15:18.0
Romance político sobre desejo de transformação social será lançado nesta quarta em São Carlos
Livro "A máquina de moer os dias" é de docente da UFSCar e lançamento terá debate aberto ao público
Amanhã, dia 21 de junho, será lançado o livro "A máquina de moer dias", de Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A nova obra apresenta-se como um romance político sobre o desejo de transformação social e sobre a possibilidade de continuar sonhando em um mundo que é avesso à fantasia. O lançamento será aberto ao público e haverá debate com a jornalista e diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, Mariana Pezzo.
Publicado pela Editora Iluminuras (2023), o livro é o segundo romance de Wilson Alves-Bezerra, tradutor e poeta premiado (recebeu o Jabuti em 2016). Faz parte de uma trilogia iniciada por "Vapor Barato" (Iluminuras, 2018). O primeiro livro foi construído com diálogos e esta segunda obra é feita de cartas. O protagonista encontra nas ruínas do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, em Franco da Rocha, pastas com pesquisas abandonadas sobre a possibilidade de viajar no tempo, assinadas pelo psiquiatra Durval Marcondes, personagem real da história da psicanálise no Brasil, e pelo fictício Berílio Badra. Em sucessivas cartas, o personagem vai contando à sua companheira Milena, aparentemente sequestrada pelo governo, como pensa construir a Máquina, para poder viajar ao passado e resgatá-la.
"Esse livro, como os demais da trilogia, se pergunta sobre a possibilidade de interlocução num universo de surdez generalizada. O protagonista manda cartas que não sabe se chegam e viaja no tempo em busca de uma grande mudança. Ele está um pouco perturbado pela História mas... quem não está? Quem não busca uma transformação?", reflete Alves-Bezerra.
Autor
Wilson Alves-Bezerra dedica-se à prosa de ficção, à poesia, à crítica literária da literatura latino-americana e à tradução literária. No Brasil, publicou "Histórias zoófilas e outras atrocidades" (contos, EdUFSCar/Oitava Rima, 2013), "Vertigens" (poemas em prosa, Iluminuras, 2015), "O Pau do Brasil" (poemas em prosa, Urutau, 2016 - 5 edições), "Vapor Barato" (romance, Iluminuras, 2018), "Malangue Malanga" (Poemas em prosa, Iluminuras, 2021) e "O diário do hipotético vizinho" (diário de luto, Iluminuras, 2023).É doutor em literatura comparada pela UERJ e mestre em literatura hispano-americana pela USP, onde também se graduou. No Departamento de Letras da UFSCar, atua na graduação e na pós-graduação.
Lançamento
O evento de lançamento será amanhã, dia 21/6, às 19 horas, no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), que fica na área Sul do Campus São Carlos, atrás do AT8. A atividade é aberta a todo o público.
Contato para esta matéria:
Gisele Bicaletto Telefone: (16) 33066595
« voltar