Está acontecendo hoje, dia 22 de agosto, o III Seminário de Práticas Pedagógicas em Educação das Relações Étnico-Raciais - 20 anos da Lei nº 10.639/2003. O evento, que se estende nos períodos da manhã e noite, será realizado com convidados internos e externos à comunidade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e conta com a exposição dos trabalhos elaborados por estudantes da UFSCar no âmbito da disciplina de "Didáticas e educação das relações étnico-raciais". A programação completa pode ser conferida no cartaz do evento (https://encurtador.com.br/azI35).
"A alteração da LDB pela Lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares possibilitou uma abertura para um processo de profunda revisão da educação brasileira. Ambas fazem parte de uma modalidade de política até então pouco adotada pelo Estado brasileiro e pelo próprio MEC, já que são políticas de ação afirmativa voltadas para a valorização da identidade, da memória e das culturas negras e indígenas", destaca Tatiane Cosentino Rodrigues, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).
"Tivemos avanços importantes nos últimos 20 anos, mas o desafio da implementação do tema nos currículos do Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento ainda é um obstáculo, assim como o investimento em produção de materiais e orientações pedagógicas sobre o tema, formação continuada e a expressão de compromisso de Estados e municípios com políticas permanentes e com orçamento próprio para esta agenda", completa a professora da UFSCar.
O Seminário ocorre no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) e as inscrições são feitas no local; haverá emissão de certificado aos participantes. O evento é uma realização DTPP, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), todos da UFSCar.
Contato para esta matéria:
Denise Britto Telefone: (16) 33066779