2023-10-20 14:56:43.0
UFSCar realiza evento cultural que celebra a cultura afro e afro-brasileira
Por meio de cantigas, vivências e encontros, o "Despertar da música e do vínculo" promove bem-estar para crianças e adultos
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove, neste mês, um evento cultural gratuito e aberto a toda comunidade. No dia 21/10, ocorrerá a Oficina de Cantigas Africanas e Afro-brasileiras, com o músico e educador Ótis Selimane Remane, das 9h às 13h. Para participar e ter maiores informações, as pessoas interessadas podem acessar este endereço(https://bit.ly/3Q91g38). No mesmo dia, às 17h, acontecerá uma vivência musical na mesma temática, aberta às crianças e seus responsáveis. São previstos momentos de apreciação e também de interação com repertório afro e afro-brasileiro. Os eventos são gratuitos e não necessitam inscrição. Ambas as ações ocorrerão na Sala de Ensaios da Orquestra Experimental, na área Sul do Campus São Carlos.
A proposta visa contribuir como fator de proteção do bem-estar familiar e da infância oferecendo ferramentas que promovam tanto a aprendizagem musical enquanto ganho cultural, quanto interações criativas e salutares aos participantes. Dúvidas podem ser encaminhadas para a professora coordenadora do projeto: renatafantini@ufscar.br. Confira também o cartaz de divulgação do evento por meio deste link (https://bit.ly/3Fopp0C).
O projeto
O evento faz parte do projeto de extensão "Despertar da música e do vínculo", contemplado pelo Edital de Atividades Culturais da Proex, que dá início a sua segunda etapa, contando com eventos culturais e formativos.
Organizado de forma intercampi, pela parceria das professoras Renata Fantini e Lúcia Lombardi, a primeira etapa do projeto consistiu em curso para famílias, pedagogas e agentes educacionais em geral para ampliação de repertório e ferramentas para vivências musicais adequadas à infância. Já nesta segunda etapa, haverá oficinas, simpósios e vivências musicais abertas a toda comunidade interna e externa.
Contato para esta matéria:
Gabriela Pinheiro de Oliveira Telefone: ()
« voltar