2024-08-08 10:18:57.0
Curta dirigido por servidor da UFSCar é finalista do Prêmio Grande Otelo 2024
"Cama Vazia" já foi exibido em festivais como o de Gramado e o "É tudo verdade"
A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar. Essa é a sinopse do curta-metragem "Cama Vazia", dirigido por Fábio Rogério, que também é técnico-administrativo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Jean-Claude Bernadet. A obra é finalista do Prêmio Grande Otelo 2024 (até o ano passado, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) na categoria "Melhor Curta-metragem Documentário". A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Confira o trailer em https://bit.ly/46tCEtq.
"‘Cama Vazia’ foi produzido durante uma das internações de Jean-Claude Bernadet", conta Fábio Rogério. "Ele estava internado com pneumonia e eu passei alguns dias como acompanhante no hospital. Jean-Claude vem refletindo há um tempo sobre a indústria da medicina e a produção da longevidade no sistema capitalista e aproveitamos o fato de estarmos vários dias seguidos dentro de um hospital e realizamos o curta".
Para Fábio, "uma indicação para um prêmio tão importante como esse pode trazer uma certa visibilidade para o curta, mas ao mesmo tempo tenho bastante consciência da limitação de um curta diante de uma premiação que são os longas-metragens e as séries, que são os destaques e as atenções do evento, da imprensa e do público", avalia o realizador audiovisual. "O curta foi exibido em alguns dos principais festivais do País como o Festival de Cinema de Gramado e o ‘É Tudo Verdade’, e cada vez que acontece um negócio desse fico surpreso, pois ‘Cama Vazia’ é um filme pequeno, com um custo de produção baixo, feito por duas pessoas. Mas ele tem tido um alcance extraordinário. E sempre lembrando que o cinema brasileiro é um elemento estrangeiro dentro do nosso próprio País. Enfim, aprendi a não criar grandes expectativas".
O curta teve sua estreia no "É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários", em 2023, e depois foi exibido em mais de 30 festivais, tendo sido premiado no Festival de Cinema de Gramado (Menção Honrosa) e no Festival de Cinema de Triunfo (na categoria de Melhor curta-metragem nacional pelo júri da ABD/Apeci - Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas).
Cerimônia de premiação
A cerimônia do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizada no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), e contará com a presença de Fábio Rogério; haverá transmissão ao vivo, para todo o País, pelo Canal Brasil.
Além da premiação, o curta "Cama Vazia" poderá ser visto em várias cidades do Brasil - São Paulo (SP), Rio Claro (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO). (Confira a agenda de exibições no final da matéria).
Como tudo começou
Fábio Rogério atua como técnico-administrativo na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar desde 2015. Paralelamente, ele trabalha com cinema desde 2008, ano de lançamento do seu primeiro curta ("O arquivo de Ivan"), mas sua história com o cinema começou no início dos anos 2000. "Eu sou sergipano e quando era adolescente morava em Aracaju. Havia um festival de cinema (Curta-SE) na minha cidade que tinha um perfil de filmes mais artísticos e menos comercial e eu ficava encantado por aquele universo, mas por vir de uma família pobre, tudo aquilo parecia algo muito distante da minha realidade", lembra Fábio. "Eu quis fazer uma graduação em cinema, mas, na época, não existia em Sergipe. Acabei entrando na Universidade Federal de Sergipe (UFS) como aluno de Engenharia Civil e, quase concomitantemente, eu passei no concurso para ser técnico-administrativo da UFS e também ingressei em uma escola pública de cinema (Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira - NPDOV), que oferecia cursos livres na área de cinema. Eu tranquei o meu curso de Engenharia e passei quase dois anos me dedicando aos cursos do NPDOV. Nesse momento, enquanto eu fazia os cursos livres de cinema, foi aberto um edital de produção de curtas pela Secretaria de Cultura de Aracaju e o meu projeto foi um dos contemplados. Fiz o meu primeiro curta com o dinheiro do edital e considero esse ponto como início do meu envolvimento mais profundo com cinema".
Nessa trajetória, Fábio já dirigiu 14 curtas, que foram exibidos em mais de 25 países. Seus filmes abordam temas como política, cinema, música e finitude. Também tem trabalhado como curador e júri de festivais de cinema, além de produzir o podcast "Conversas de Cinema", no qual realiza entrevistas com profissionais do cinema brasileiro. Os mais de 90 episódios estão no Spotify (https://bit.ly/4fDGjt0).
Confira a filmografia de Fábio Rogério:
- "Este cinema tão Augusta" (2024);
- "A Última Valsa" (2024) - codireção com Jean-Claude Bernardet;
- "Bolsonaro Reeleito, Brasil Campeão e Todo Mundo Feliz" (2024);
- "Cama Vazia" (2023) - codireção com Jean-Claude Bernardet;
- "Cantando no Chuveiro" (2023);
- "Crepúsculo das deusas" (2022);
- "Eu não sei dançar, mas danço" (2022);
- "Olhos Livres" (2021);
- "Nadir" (2019);
- "Impávido Colosso" (2018) - codireção com Marcelo Ikeda;
- "O Brado Retumbante" (2016) - codireção com Marcelo Ikeda;
- "Operação Cajueiro, um carnaval de torturas" (2015) - codireção com Vaneide Dias e Werden Tavares;
- "A eleição é uma festa" (2013);
- "O arquivo de Ivan" (2008).
Confira a agenda de exibição das próximas sessões do curta "Cama Vazia":
- Mostra Ecofalante de Cinema
04/agosto, 15h, CCSP - Sala Lima Barreto (São Paulo/SP)
09/agosto, 18h, Cine Bijou (São Paulo/SP)
- FIIK Janela Caipira - Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho
14/agosto, 19h, Sala de Cinema Antonio Padula Netto (Rio Claro/SP)
- Sessão Mirada
17/agosto, 17h, Humalaje (Rio de Janeiro/RJ)
- Pensamento-Cinema10
8/agosto, 10h30, Sesc Palmas (Palmas/TO)
- Cerimônia do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024
28/agosto, 20h, Cidade das Artes (Rio de Janeiro/RJ)
- Mostra Bernadet e o Cinema
17/agosto, 17h45, CCBB Brasília (Brasília/DF)
22/agosto, 19h, CCBB Brasília (Brasília/DF)
30/agosto, 18h, CCBB Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ)
30/agosto, 18h, CCBB São Paulo (São Paulo/SP)
14/setembro 18h, CCBB São Paulo (São Paulo/SP)
21/setembro, 18h10, CCBB Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ)
Contato para esta matéria:
Denise Britto Telefone: (16) 33066779
« voltar