A dissertação de mestrado de Dhionata Moreira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu menção honrosa da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS) no prêmio Icarahy da Silveira. A entrega aconteceu em 26 de setembro, durante o XXI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, realizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Existem quatro Prêmios Acadêmicos da ABMS: Fernando Emmanuel Barata, Icarahy da Silveira, Costa Nunes e Jaime de Azevedo Gusmão. As premiações reconhecem os autores dos melhores trabalhos científicos em graduação, mestrado e doutorado correspondentes à área de Engenharia Geotécnica do último biênio. O Prêmio Icarahy da Silveira é destinado ao autor da melhor dissertação de mestrado.
A dissertação premiada foi a "Modelagem física de plataformas de transferência de carga reforçadas com geossintéticos utilizando um sistema estratificado de solos transparentes", orientada pelo professor Fernando Portelinha, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, e co-orientada por Jorge Zornberg, professor da UT Austin.
Moreira realizou seus estudos a partir das deficiências quanto ao entendimento de mecanismos de transferência de tensões em aterros estaquedos em fundações, em solos moles. "A pesquisa tratou do desenvolvimento de um modelo em solos transparentes para visualização dos mecanismos de transferência de tensões para estacas. Desta forma, verificou-se o potencial do uso da técnica em solos transparentes em problemas envolvendo solos moles", explicou o orientador.
Contato para esta matéria:
Fabricio Mazocco Telefone: (16) 997031853