2025-04-04 08:22:37.0
Docente da UFSCar é homenageada pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos
Sheyla Mara Baptista Serra, do Departamento de Engenharia Civil, foi reconhecida na categoria Profissional Acadêmica do Ano de 2024
A professora Sheyla Mara Baptista Serra, do Departamento de Engenharia Civil (DeCiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi reconhecida pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (Aeasc) na categoria "Profissional Acadêmica do Ano de 2024", como engenheira civil. A iniciativa é concedida a profissionais com contribuições notáveis para a Engenharia, Arquitetura e Agronomia, incluindo impacto significativo no ensino e na pesquisa.
A homenagem foi recebida com surpresa e alegria pela docente, que atua na UFSCar há 31 anos. "Entendo essa honraria como um reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido para a nossa sociedade, seja na formação dos estudantes, no avanço do conhecimento ou na representação institucional perante o sistema profissional. Temos, inclusive, vários ex-alunos atuando em São Carlos, que é uma cidade acolhedora e propícia para o desenvolvimento pessoal e profissional nas áreas de Ciência e Tecnologia", destaca.
Para Serra, o prêmio também simboliza a luta por mais representatividade feminina na Engenharia e na academia. "As mulheres ainda precisam conquistar mais espaço na sociedade. Espero que essa homenagem possa representar não apenas a minha trajetória, mas a de muitas engenheiras que atuam como docentes e pesquisadoras, assim como daquelas que ainda buscam seu espaço. Queremos mais mulheres na academia, e que esse prêmio sirva de inspiração para elas", enfatiza.
A docente também reforça que a conquista é resultado de um esforço coletivo. "Esse prêmio é fruto do trabalho de muitas pessoas e traz um reconhecimento para a nossa Universidade, pois valoriza o trabalho realizado aqui, sinalizando que ele está atualizado conforme as necessidades da sociedade. A UFSCar apoia a representatividade dos seus docentes na nossa sociedade e em vários órgãos, como no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP), valorizando a importância dos conselhos profissionais na formação dos seus estudantes. Isso foi fundamental, no meu entendimento, para essa premiação", finaliza.
Serra desenvolve pesquisas nas áreas de Educação em Engenharia, Gestão da Produção da Construção Civil e Gamificação na Construção 4.0.
As cerimônias de premiação ocorreram no dia 28 de março, na Câmara Municipal de São Carlos e no salão de festas da Aeasc. Mais informações podem ser obtidas no Instagram da Associação (instagram.com/aeasc).
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478
« voltar