2025-03-25 11:35:21.0
UFSCar oferece atividade sobre biodiversidade no território urbano e rural, com foco em arte e ciência
Inscrições podem ser feitas até 8 de abril, por todas as pessoas interessadas
O Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Cidade biodiversa: haicai, fotografia e colagem". A iniciativa é multidisciplinar, gratuita e busca estimular novos olhares sobre a biodiversidade no meio urbano e rural, unindo arte e ciência.
A atividade será realizada entre 15 de abril e 3 de junho, com encontros presenciais às terças-feiras, das 19 às 22 horas, no Campus São Carlos da UFSCar. Também estão previstas atividades externas aos sábados, nos dias 26 de abril e 17 de maio.
O curso é composto por sete módulos, abordando temas e atividades como ciência cidadã e gestão ambiental, biodiversidade urbana, práticas de haicai (poesia japonesa), fotografia e colagem artística. Além disso, haverá uma oficina de práticas teatrais e um momento de encerramento para reflexão e apresentação dos materiais produzidos.
Inscrições
São oferecidas 40 vagas, sendo 20 para a comunidade da UFSCar (estudantes de graduação, pós-graduação e técnico-administrativos) e 20 para o público externo, que inclui qualquer pessoa interessada, sem necessidade de pré-requisitos. Caso haja interesse de participação por menores de idade, é preciso apresentar uma declaração de concordância dos pais.
Interessados devem se inscrever até o dia 8 de abril por formulário online, disponível em bit.ly/aciepe-haicai. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pedrovaroni@ufscar.br.
Sobre a Aciepe
A Aciepe "Cidade biodiversa: haicai, fotografia e colagem" surgiu no escopo do projeto Fapesp "Territórios urbanos e suas áreas verdes: biodiversidade e desenvolvimento sustentável em sistemas adaptativos complexos", coordenado por Angélica Penteado Martins Dias, docente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar, que reúne 59 pesquisadores acadêmicos e não acadêmicos dos quatro campi - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - da Universidade.
A atividade é coordenada por Pedro Henrique Varoni de Carvalho, docente do DL, em conjunto com a aluna do Bacharelado em Linguística, Débora Juliana Macedo, e integrantes do grupo de pesquisa Tessituras, do DL.
Fazem parte da equipe Alessandra Silveira Valim, pesquisadora do Mestrado Profissional em Conteúdo Multiplataforma; Caren Queiroz Souza e Patrícia Alvez Ferreira, pós-doutoranda e pesquisadora do projeto Fapesp, respectivamente; e Luciano Elsinor Lopes, docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Instituição.
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478
« voltar