2025-03-25 11:04:59.0

Pesquisa da UFSCar estuda relação entre identificar e autorregular emoções

Estudo da área da Psicologia da UFSCar convida universitários para participação online

Uma pesquisa na área de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está convidando, para participação online, estudantes universitários de graduação e pós-graduação, a fim de investigar a diferenciação emocional e o uso de estratégias de autorregulação. 

"Diferenciação emocional é um traço característico relacionado à habilidade de identificar, nomear e expressar emoções granulares (específicas) em si mesmo e em terceiros. Estratégias de autorregulação são técnicas que podem ser aplicadas para manter ou alterar estados emocionais. Exemplo: quando estou triste, posso aplicar estratégias de autorregulação como a distração para sair do estado de tristeza. Existem estratégias que terão utilidade no curto, médio e longo prazos. O contexto em que elas são aplicadas e a frequência com que a pessoa utiliza estratégias de autorregulação podem influenciar no sucesso da aplicação das estratégias", explica o psicólogo Henrique Meireles, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. 

O trabalho, intitulado "Diferenciação emocional e o uso de estratégias de autorregulação", tem orientação da professora Patrícia Waltz Schelini, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Capes.

Quem pode participar
O participante deve ter entre 18 e 30 anos e estar regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior, seja graduação (tecnólogo, bacharelado, licenciatura) ou pós-graduação (especialização, MBA, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).

O questionário é anônimo e leva entre 10 e 15 minutos para ser preenchido. O link de acesso é https://bit.ly/4kWurVu.

"Sendo um tema não muito desenvolvido no País, foi proposto fazer uma pesquisa inicial com uma amostra de universitários para observar aspectos iniciais sobre diferenciação e aplicação de estratégias de autorregulação. Após essa coleta inicial, é esperado que futuramente seja feito uma coleta com a população geral, tendo em vista que estudos na área são feitos em grande escala fora do Brasil. Uma amostra nacional com a diversidade cultural da população brasileira tem um potencial enorme para pesquisas em autorregulação", destaca Meireles.

Dúvidas podem ser esclarecidas com o pesquisador Henrique Meireles pelo e-mail hmpdacosta@gmail.com. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 84240524.8.0000.5504).

anexos:

Estudo da área da Psicologia convida universitários para participação online (Imagem: Pixabay)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4