2025-05-05 09:45:10.0
Campus Sorocaba da UFSCar é polo do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Projeto conecta estudantes da rede pública ao ambiente universitário e valoriza a formação científica em Matemática
O Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou, no dia 12 de abril, as atividades da edição 2025 do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O local é um dos polos presenciais do Programa, que reúne alunos da rede pública premiados na OBMEP para se aprofundarem em Matemática e no universo científico.
Nesta edição, 33 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio participam do projeto em Sorocaba. Eles estiveram presentes na cerimônia de abertura, acompanhados por seus responsáveis, e foram recepcionados pelos docentes Deisemara Ferreira e Renato Cantão - coordenadora e vice-coordenador do curso de Matemática do Campus Sorocaba e docentes do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) - e pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), professora Ana Lúcia Brandl. As atividades acontecem de abril a novembro, com encontros presenciais conduzidos pelos licenciandos em Matemática Leandro Luiz Pontes e François Heenatigala Waduseekkuge.
Para a professora Deisemara Ferreira, a presença da UFSCar no Programa reforça o papel estratégico da universidade pública na transformação social. "A atuação do Campus Sorocaba como polo do PIC-OBMEP representa uma ação estratégica, com impactos significativos tanto para a Universidade quanto para a comunidade externa. Ao receber estudantes da rede pública, a Instituição contribui ativamente para a valorização da Matemática, a democratização do acesso ao conhecimento e o estímulo à formação científica de jovens talentos", avalia.
Além do aprofundamento acadêmico, o programa proporciona uma vivência universitária que amplia horizontes. "Estar na Universidade fortalece a autoestima intelectual dos alunos e cria perspectivas reais de continuidade na trajetória educacional, com foco no ingresso e na permanência no Ensino Superior", destaca a docente.
Ela também enfatiza o envolvimento da equipe interna do Campus Sorocaba na iniciativa. "Desde a organização inicial até o acolhimento dos estudantes e seus responsáveis, temos contado com o comprometimento da secretária Rafaela Marie Arakaki, da direção do Centro e dos licenciandos bolsistas que ministram as aulas. Todos estão engajados na missão de promover uma educação verdadeiramente transformadora", afirma Ferreira.
Durante o primeiro encontro, um bate-papo com os responsáveis dos alunos abriu espaço para dúvidas e apresentou os cursos e as oportunidades oferecidos pelo campus. Esse vínculo entre Universidade e comunidade tem sido um ponto central da experiência, segundo a coordenação.
Como resultados esperados, o projeto busca desenvolver o raciocínio lógico, a escrita matemática e a criatividade dos estudantes, além de inspirá-los a trilhar caminhos acadêmicos. "Almejamos contribuir para a formação de uma geração mais preparada, com mais acesso a oportunidades acadêmicas e profissionais. Esperamos ainda fortalecer o vínculo entre a Universidade e a rede pública de ensino, promovendo um ciclo virtuoso de valorização da ciência, equidade educacional e inclusão social", finaliza Ferreira.
Contato para esta matéria:
Adriana Arruda Telefone: (16) 33518478
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