2025-06-25 12:50:40.0

Pesquisa investiga vivências e situações estressantes entre universitários de todo o País

Estudo convida graduandos para responderem a questionário online e anônimo

Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está buscando compreender os desafios enfrentados por estudantes de graduação, em diversas regiões do Brasil, especialmente no que se refere à saúde mental, desempenho acadêmico e relacionamentos íntimos. Para isso, o estudo convida estudantes de graduação de todo o País para participação.

A pesquisa "Vivências Universitárias: Saúde Mental, Desempenho Acadêmico e Relacionamentos Íntimos" é conduzida pelas mestrandas Gabriela Souza e Jhenifer Sanches, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar.

O estudo tem como objetivo investigar múltiplos aspectos da vida acadêmica de estudantes universitários, com foco em fatores que podem impactar tanto o desempenho acadêmico quanto a saúde mental, explicam as mestrandas do PPGPsi da UFSCar. "Considerando o aumento de demandas emocionais e sociais enfrentadas pelos universitários, especialmente em contextos de transição e adaptação à vida adulta, torna-se fundamental compreender os diferentes fatores de risco e proteção que influenciam o bem-estar e o rendimento desses estudantes".

Temas abordados
O estudo explora, entre outros temas, "como os estudantes lidam com situações estressantes e adversas no ambiente acadêmico e pessoal, analisando também possíveis efeitos de experiências adversas vividas na infância e adolescência que podem trazer impactos na saúde mental e nas relações interpessoais", detalham.

Dentro desse contexto, elas explicam que a pesquisa "dá atenção também a uma temática ainda recente e pouco explorada no Brasil: o abuso digital em relacionamentos íntimos. A investigação busca compreender como essas experiências de violência online se relacionam com indicadores de saúde mental, estratégias de enfrentamento e desempenho acadêmico, ampliando o conhecimento sobre os impactos psicossociais da violência digital entre jovens adultos".

Participação
Podem participar estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, de todo o País. A participação é online, voluntária e anônima, através do formulário disponível em https://bit.ly/4k5UCr4. O tempo estimado de reposta é de 25 a 30 minutos.

"Ao integrar diferentes dimensões - vida acadêmica, saúde mental, experiências adversas na infância e vivências de abuso digital - o estudo pretende fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, acolhimento e promoção da saúde em instituições de ensino superior", salientam as pesquisadoras.

Mais informações podem ser consultadas no perfil do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) no Instagram (@laprevufscar) e/ou solicitadas pelo e-mail projetoufscar2025@gmail.com. As pesquisadoras contam com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e orientação da professora Sabrina Mazo D’Affonseca, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81217124.1.0000.5504).

anexos:

Convite para participação de pesquisa (Imagem: Jhenifer Sanches)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
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