No dia 25 de setembro, às 13 horas, no anfiteatro do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acontece a apresentação e o lançamento de dois livros com forte vínculo com a trajetória acadêmica da UFSCar.
O primeiro é "Homo artifex: como a arte nos tornou verdadeiramente humanos" (Appris, 2024), que discute as origens da arte na história evolutiva humana em diálogo com diferentes áreas do conhecimento científico. A obra é de autoria de Marcelo Nivert Schlindwein, professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), e de Caroline Santa Isabel Nascimento que foi estudante de graduação, mestrado e doutorado na UFSCar.
O segundo é "Etnologias quilombolas e ribeirinhas: Práxis na paisagem e saberes ambientais na Mata Atlântica e na Amazônia" (Appris, 2022), de Helbert Medeiros Prado, resultado de pesquisas desenvolvidas durante seu período como Jovem Pesquisador Fapesp, no Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So) do Campus Sorocaba. A obra aborda práticas e saberes de comunidades quilombolas e ribeirinhas no Vale do Ribeira paulista e no Lago Amanã, Amazônia Central, trazendo um olhar etnográfico sobre modos de habitar sistemas socioecológicos.
O evento é aberto ao público e reforça a importância das conexões entre ensino, pesquisa e produção científica no Campus Sorocaba.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168