2025-10-06 10:27:43.0

Ação da UFSCar pelo Dia Mundial da Limpeza coleta resíduos no fragmento do Cerrado em São Carlos

Em 30 minutos, foram coletados 14 sacos de 60 litros

No último dia 16 de setembro foi realizada uma ação de limpeza no fragmento do Cerrado, nos arredores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em São Carlos. O mutirão foi uma iniciativa do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com o IFSP e a Empresa Júnior do Curso de Gestão e Análise Ambiental (GAAm Jr.) da Universidade.

A atividade integrou o Dia Mundial da Limpeza (DML), instituído pela ONU em 20 de setembro, desde 2024. O programa anual de ação social global visa combater a crise de resíduos mal geridos em todo o planeta. O Campus São Carlos da UFSCar participa das ações desde 2022, através do Programa de Coleta Seletiva Solidária, e desde 2023 atua junto ao Coletivo Limpa Sanca.

A ação da UFSCar e parceiros deste ano envolveu cerca de 40 participantes, incluindo estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e professores do IFSP, assim como estudantes de graduação e servidores da UFSCar. 

Desenvolvimento e resultados da atividade
A bióloga Liane Biehl Printes, Chefe do DeAEA/UFSCar, conta como foi o mutirão: "Primeiramente houve uma introdução sobre a importância da realização dessa ação coordenada. Em seguida as pessoas participantes foram organizadas em equipes e realizado o mutirão de limpeza. A atividade foi encerrada com uma miniauditoria dos materiais coletados e uma roda de conversa sobre o tipo de material coletado, responsabilidades quanto à geração e ao descarte e os impactos decorrentes do descarte inapropriado".

Ao todo, em torno de 30 minutos, foram coletados 14 sacos de 60 litros. "Os tipos de resíduos mais frequentes foram sacos e sacolas plásticas, marmitas de isopor, garrafas PET e de vidro, carteiras de cigarros e resíduos de construção. Entre os resíduos de grande porte, estavam tijolos, placas de compensado, arames, conduíte e uma lona plástica. Os materiais em condições de serem reciclados - um total de quatro sacos de 60 litros - foram encaminhados para a Coopervida [Cooperativa de Catadores de São Carlos]", detalhou a bióloga.

Para ela, ações como esta, além do efeito local e momentâneo da limpeza da área, contribuem para a formação ambiental das pessoas envolvidas, "uma vez que promovem um olhar crítico e uma reflexão sobre a nossa relação com consumo e descarte de materiais".  

Dia Mundial da Limpeza em São Carlos
O DML une 191 países, com milhões de voluntários, governos e organizações. É coordenado pela ONG "Let's Do It World", com sede em Tallinn, Estônia. As ações ocorrem desde 2008 e o movimento tem crescido a cada ano. Saiba mais em www.worldcleanupday.org. 

No município de São Carlos, foram realizados este ano cerca de sete mutirões em diferentes locais da cidade dentro da ação coordenada do Dia Mundial da Limpeza de 2025. "Para o próximo ano, esperamos poder envolver todos os campi UFSCar. De forma geral, espera-se que esse movimento se fortaleça cada vez mais e possa contribuir para a construção de uma gestão efetiva da produção e descarte de resíduos em nível global". 

Se você quer saber mais e também fazer parte de ações voltadas ao meio ambiente, acesse o Instagram @coleta_seletiva_ufscar e também entre em contato com o DeAEA pelo e-mail deaea@ufscar.br.

anexos:

Participantes durante ação da UFSCar no fragmento do Cerrado em São Carlos (Foto: Divulgação)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4