2025-10-08 11:08:21.0

Dia de Ada Lovelace celebra a cientista reunindo meninas para atividades na área da Matemática

Departamento de Matemática da UFSCar foi uma das sedes de evento latino-americano, que busca inspirar jovens no mundo da Ciência

A fim de celebrar o Dia de Ada Lovelace, foi realizado no último sábado, 4 de outubro, uma jornada latino-americana que busca inspirar e motivar meninas e jovens adolescentes a adentrar no mundo das ciências, da tecnologia, da engenharia e da matemática (STEM). 

"Ada Lovelace foi a primeira pessoa da história a escrever um programa de computador, o que conhecemos hoje como algoritmo", explica a professora Natalia A. Viana Bedoya, do Departamento de Matemática (DM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); ela esteve à frente das atividades que aconteceram no DM/UFSCar, uma das sedes do evento internacional.

Com uma proposta lúdica e interativa, o objetivo foi oferecer uma experiência que motive as meninas a explorar e desenvolver seu potencial nessas áreas. Durante um dia - 4/10 -, simultaneamente em todas as sedes do evento em diferentes países latino-americanos, foram realizadas tais atividades.

Atividades na UFSCar
Na UFSCar, estiveram presentes 26 meninas com idade entre os 10 e os 12 anos, sendo 19 alunas da Escola Estadual Orlando da Costa Telles (Ibaté), três alunas da Escola Estadual Esterina Placco (São Carlos) e quatro alunas da Escola Oca dos Curumins (São Carlos). O evento foi realizado nas instalações do DM, na área Norte da UFSCar, das 9h30 às 13 horas.

"O evento foi muito bonito", avaliou a professora da UFSCar, "as meninas estavam muito contentes. Para muitas, era a primeira vez na Universidade".  

De acordo com a professora Natalia, as atividades foram organizadas em três momentos. "O primeiro consistiu em recebê-las, contar um pouco sobre a Ada Lovelace e darmos as boas-vindas em forma simultânea junto com as outras sedes, por vídeo chamada. Logo, realizamos duas atividades de uma hora cada. Na primeira, com um jogo de ‘cara a cara’, as meninas foram induzidas a associar um código de zeros e uns a cada imagem e, com um jogo de lanterna, transmiti-las. Na segunda parte, com folhas milimetradas e lápis de cor, exploraram a precisão de códigos", detalhou. A atividade, na Universidade, foi vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.

Quem foi Ada Lovelace
Ada nasceu no Reino Unido, a princípios do século XIX, em uma família aristocrática. Seu pai, o Lord Byron, era poeta, e sua mãe, Annabella Milbanke, matemática. Desde criança, incentivada pela mãe a aprender matemática, tinha também um fascínio por máquinas e pela ideia de voar.  Aos 18 anos e sob orientação  da matemática inglesa Mary Somerville, conheceu o cientista Charles Babbage, o inventor da ‘Máquina Diferencial’,  uma máquina que executava operações matemáticas automaticamente. A partir daí trabalharam juntos para o funcionamento e aperfeiçoamento do que seria o primeiro computador".

"Sim, temos que celebrar a Ada, temos que celebrar as mulheres na matemática, mas, mais importante do que isso, é permitir que as crianças acreditem que a Universidade é  uma opção", destaca a professora.

Saiba mais sobre o evento que celebra essa cientista em https://sede.adalovelace.net.ar.

anexos:

Meninas durante atividades do Ada Lovelace Day na UFSCar (Foto: Acervo)
Contato para esta matéria: Denise Britto  Telefone: (16) 33066779  
Creative Commons License
Esta notícia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Baseada no trabalho de www.comunicacao.ufscar.br
« voltar
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) ícone do SACI - Copyright© 2009- UFSCar - CCS - Versão 5.0.4