2025-10-06 14:50:47.0
Campus Sorocaba da UFSCar recebe exposição fotográfica que celebra a liberdade nos blocos de rua de São Paulo
Mostra tem visitação gratuita até o dia 7 de novembro
A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com uma nova exposição em cartaz. Intitulada "Corpo Carnaval", a mostra fotográfica é uma imersão na atmosfera e celebração dos blocos de rua de São Paulo, com um foco especial na comunidade LGBTQIAPN+.
Com 16 imagens capturadas pelo professor Zare Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), a exposição revela o carnaval não apenas como uma festa, mas como um espaço de afirmação e luta. As fotografias registram o corpo como uma forma de expressão, que se manifesta, deseja e se mascara nas ruas da cidade. A mostra convida o público a um olhar mais profundo sobre como, no compasso do batuque, os corpos se tornam uma presença política, desafiando normas e celebrando a diferença.
As imagens de Ferragi destacam blocos como o da famosa drag queen Salete Campari, mostrando a maneira como esses corpos "escapam da norma" e se expressam em movimento. Também compõem a exposição imagens dos artistas Rita Cadillac, Nany People, Josafá Alves e Ju Bonita. Segundo a curadoria, "a fotografia aqui é mais que um simples registro; é um ato de olhar e de ser olhado, que busca fissuras na linguagem dominante para fazer ver o que muitas vezes fica oculto".
Para enriquecer ainda mais a experiência do público, a exposição também apresenta capas do histórico jornal "Lampião da Esquina", em parceria com o Grupo Dignidade, de Curitiba, e seu Centro de Documentação Prof. Luiz Mott, que cedeu as imagens. Publicado entre 1978 e 1981, durante a ditadura militar, o periódico foi um dos primeiros feitos por e para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil. Suas capas, ousadas e politizadas, não apenas documentam a história do movimento, mas também ressaltam a importância da imprensa como ferramenta de resistência e visibilidade em um período de intensa repressão. A inclusão desses artefatos reforça a mensagem da exposição: o carnaval de rua e a arte são, e sempre foram, espaços vitais de liberdade e luta.
Com entrada livre e gratuita, a exposição "Corpo Carnaval" está aberta para visitação até 7 de novembro no saguão da Biblioteca Campus Sorocaba. É uma oportunidade de refletir sobre o corpo, a cidade e a liberdade de expressão através do olhar único do fotógrafo.
O vídeo da exposição pode ser conferido no canal do YouTube da B-So (https://www.youtube.com/watch?v=Kd1hxhI8DEU). Conheça o projeto em https://corpocarnavalufscar.weebly.com.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar