2025-10-08 17:40:18.0
Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposições que revelam conexões entre arte, ciência e infância
Visitação é gratuita e pode ser feita ao longo do mês de outubro
A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta, ao longo de outubro, um conjunto de exposições abertas ao público que reforçam seu papel como espaço de integração entre arte, ciência e educação. As mostras podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, durante o horário de funcionamento da BCo.
Entre as exposições, está "Artes & Ciências na Gravura", instalada no saguão da Biblioteca, com curadoria de Karina Omuro Lupetti, Leonardo Gonçalves Gomes e Maria Helena Roxo Beltran. A mostra propõe um percurso histórico e estético pelo entrelaçamento entre arte e ciência na técnica da gravura, reunindo ferramentas, matrizes, impressões e livros que revelam como processos físicos e químicos se conectam desde a antiguidade até os dias atuais.
No primeiro piso, a exposição "12 Olhares" reúne trabalhos de integrantes do coletivo "Clique Coletivo", composto por Amilcar Careli, Antonio Mozeto, Bart Forster, Daniel Paschoalin, Diogo Mar, Flavio Marques, Ivan Moreira, Josimeire Julio, Luiz Anelli, Marisa Alarcon, Rogerio Giglio e Silvia Moura. As fotografias exploram diferentes estilos e técnicas, com interações visuais entre luz, sombra e emoção que convidam o público a uma leitura sensorial das imagens.
Já no segundo piso, a exposição "Curuminzada", com curadoria de Lilo e Mariana, apresenta produções de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. As obras, realizadas com tintas, colagens, autorretratos e materiais recicláveis como filtros de café, expressam o olhar infantil sobre identidade, natureza e criatividade, valorizando a consciência ambiental e cultural das crianças.
As três mostras permanecem abertas durante todo o mês de outubro, com entrada gratuita. Mais informações podem ser consultadas em bco.ufscar.br ou pelo e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar