As enchentes e inundações são eventos recorrentes que atingem a cidade de São Carlos desde o início do século XX. A recorrência de desastres desta natureza torna necessário o desenvolvimento de ferramentas de comunicação capazes de mitigar danos materiais e humanos.
Dessa forma, Stanley Cabral Cramolichi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar, está desenvolvendo a pesquisa "Modelo de comunicação eficiente aplicado a eventos climáticos extremos no município de São Carlos - SP: uma reestruturação da comunicação para instituições e sociedade em desastres hidrológicos", cujo objetivo é desenvolver e aplicar um modelo de comunicação dos resultados de alertas rápidos de eventos hidrometeorológicos que seja adequado para a informação da sociedade, das instituições de resposta e para a mitigação de danos e que possa ser associado a uma previsão desses eventos.
Como parte da pesquisa, foi desenvolvido um formulário com o objetivo de compreender e caracterizar os meios utilizados pela população para obter informações sobre enchentes e inundações e, então, identificar e propor uma estrutura de comunicação eficiente sobre esses eventos e seus desdobramentos.
"Podem participar da pesquisa respondendo ao formulário a população possivelmente afetada pelos eventos hidrometeorológicos ocorridos historicamente no município, mas todo cidadão que estiver disposto a colaborar será considerado elegível, não havendo, portanto, nenhum critério que resulte na exclusão do participante", explicou o pesquisador.
O questionário estará aberto sem limite de tempo até que a amostra ultrapasse o número mínimo de 128 respostas. O link, com mais informações, está disponível neste endereço (https://forms.gle/WcPdh7B eqbncAXEZA). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 85788825.0.0000.5504).
Contato para esta matéria:
Fabricio Mazocco Telefone: (16) 997031853