2026-01-08 15:53:35.0
Exposição na UFSCar apresenta obras de adolescentes em medida socioeducativa
Mostra está disponível para visitação gratuita até 28 de janeiro
A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até o dia 28 de janeiro, a exposição itinerante "Imagens que falam", no Piso 2, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
A mostra é resultado de uma proposta construída por um grupo de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) no Programa de Medidas Socioeducativas Salesianos São Carlos. O trabalho é fruto de uma construção coletiva que envolveu os próprios adolescentes, a orientadora de artes, a orientadora de referência da PSC e a colaboração especial de outro orientador de PSC, responsável pela criação das ondas sonoras que integram a exposição.
O público poderá conferir uma série de obras visuais produzidas ao longo dos atendimentos, utilizando técnicas como pirógrafo, pintura, desenho e experimentações criativas. As produções revelam olhares, histórias e sentimentos dos adolescentes, abordando temas como direitos humanos, identidade, resistência e transformação.
Um dos diferenciais da exposição é a integração entre imagem e som. A experiência expositiva é ampliada por uma cena sonora composta por sons, vozes e ruídos que dialogam diretamente com as obras visuais, convidando o visitante a uma imersão sensorial. Para aproveitar plenamente a proposta, a organização recomenda que o público leve fone de ouvido.
A iniciativa reforça a arte como ferramenta de expressão, escuta e construção de novos caminhos, além de promover a aproximação da comunidade universitária com projetos de caráter social e educativo.
Contato para esta matéria:
João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar